Integração Power BI e VSTS

O Power BI é uma ótima ferramenta para construir os Dashboards de seus projetos, principalmente quando o trabalho é em conjunto com o VSTS que registra informações dos templates Scrum, CMM e Agile para consolidar suas métricas.

O download do Power BI pode ser feito no site da Microsoft na versão Desktop ou para celulares – https://powerbi.microsoft.com/pt-br/downloads/.

Segue então um passo-a-passo para realizar a integração entre as ferramentas:

  1. Conexão – Get Data

Ao iniciar o Power BI, acesse a opção Get Data > Online Services > Visual Studio Team Services

bi-1

  1. Dados de acesso

Preencha o nome da sua conta, projeto e area path (opcional):

  • Nome da sua conta (Team Services Account Name)

É o nome da conta registrada no VSTS. Por exemplo, se você cadastrou https://empresa-brasil.visualstudio.com/, basta colocar empresa-brasil neste campo

  • Project name

Digite o projeto criado no VSTS e que será utilizado para acompanhamento

  • Area path

Não é obrigatório, mas você pode adicionar a Area Path para ser mais direto ao time que você deseja extrair informações, de acordo com a estrutura criada no VSTS. Utilize * para todos os times ou Projeto\Time para especificar o time.

bi-2

Importante: para conectar o Power BI no VSTS você pode utilizar dois tipos de autenticação:

Cenário 1 (Basic): utilizar a mesma conta do Azure Active Directory (AAD). Pode inserir as credenciais neste momento ou em qualquer outro na opção “Sign In” no canto superior direito do Power BI.

Cenário 2 (Organizational Account): utilizar sua MSA (Microsoft Account / Live ID) para autenticação. Sendo assim, você pode na opção login utilizar sua conta corporativa (criada via office 365) ou conta pessoal que é sua conta Microsoft.

bi-3

Os detalhes de configuração e permissão de contas podem ser vistos no site da Microsoft:

Acesso: https://docs.microsoft.com/en-us/vsts/report/powerbi/connect-vso-pbi-vs
Permissões: https://docs.microsoft.com/en-us/vsts/report/analytics/analytics-security

  1. Utilização do Power BI

Pronto! Agora no canto direito “Fields” já temos as tabelas do VSTS e assim podemos trabalhar com a projeção de gráficos e a construção do Dashboard Agile. Entre as principais facilidades estão: agregação de dados, gráficos de tendência, widgets e exploração de metadados.

bi-4

Nos próximos artigos demonstrarei como construir Dashboards utilizando o Power BI conectado com o VSTS. Não deixe de acessar.