Integração Power BI e VSTS

Integração Power BI e VSTS

O Power BI é uma ótima ferramenta para construir os Dashboards de seus projetos, principalmente quando o trabalho é em conjunto com o VSTS que registra informações dos templates Scrum, CMM e Agile para consolidar suas métricas.

O download do Power BI pode ser feito no site da Microsoft na versão Desktop ou para celulares – https://powerbi.microsoft.com/pt-br/downloads/.

Segue então um passo-a-passo para realizar a integração entre as ferramentas:

  1. Conexão – Get Data

Ao iniciar o Power BI, acesse a opção Get Data > Online Services > Visual Studio Team Services

bi-1

  1. Dados de acesso

Preencha o nome da sua conta, projeto e area path (opcional):

  • Nome da sua conta (Team Services Account Name)

É o nome da conta registrada no VSTS. Por exemplo, se você cadastrou https://empresa-brasil.visualstudio.com/, basta colocar empresa-brasil neste campo

  • Project name

Digite o projeto criado no VSTS e que será utilizado para acompanhamento

  • Area path

Não é obrigatório, mas você pode adicionar a Area Path para ser mais direto ao time que você deseja extrair informações, de acordo com a estrutura criada no VSTS. Utilize * para todos os times ou Projeto\Time para especificar o time.

bi-2

Importante: para conectar o Power BI no VSTS você pode utilizar dois tipos de autenticação:

Cenário 1 (Basic): utilizar a mesma conta do Azure Active Directory (AAD). Pode inserir as credenciais neste momento ou em qualquer outro na opção “Sign In” no canto superior direito do Power BI.

Cenário 2 (Organizational Account): utilizar sua MSA (Microsoft Account / Live ID) para autenticação. Sendo assim, você pode na opção login utilizar sua conta corporativa (criada via office 365) ou conta pessoal que é sua conta Microsoft.

bi-3

Os detalhes de configuração e permissão de contas podem ser vistos no site da Microsoft:

Acesso: https://docs.microsoft.com/en-us/vsts/report/powerbi/connect-vso-pbi-vs
Permissões: https://docs.microsoft.com/en-us/vsts/report/analytics/analytics-security

  1. Utilização do Power BI

Pronto! Agora no canto direito “Fields” já temos as tabelas do VSTS e assim podemos trabalhar com a projeção de gráficos e a construção do Dashboard Agile. Entre as principais facilidades estão: agregação de dados, gráficos de tendência, widgets e exploração de metadados.

bi-4

Nos próximos artigos demonstrarei como construir Dashboards utilizando o Power BI conectado com o VSTS. Não deixe de acessar.

4 thoughts on “Integração Power BI e VSTS

  1. Giovana says:

    Ola, sabe me dizer se consigo conectar uma query across projects do VSTS com todos os itens (de todos os projetos) no Power BI? Da forma que está exemplificado, consigo trazer apenas as informações de 1 projeto.

    Like

    • Leonardo Matsumota says:

      Olá Giovana, obrigado pela questão. O mais indicado em múltiplos projetos (torres diferentes) é criar as Querys no próprio VSTS referenciando na “Area Path” os projetos e colunas necessárias

      Like

Comments are closed.