O Lean Six-Sigma é uma metodologia que visa melhorar o desempenho dos processos da empresa, identificando e eliminando o desperdício e a causa raiz do defeitos. “Empresas que operam em Six-Sigma nível 6 possuem 3,4 defeitos PPM (parts per million – produção por milhão).

nivel-sigma

O roteiro DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control) é utilizado para guiar a implantação do Lean Six-Sigma. Outros conceitos importantes do Lean Six-Sigma:

  • Processo: LOP – ligação de processo é uma ferramenta que pode auxiliar nesta análise e propor melhorias
  • Mudança e Melhoria: “a mudança nem sempre resulta em melhoria, mas a melhoria requer mudança”. E somente é uma melhoria se ela é duradoura. Os indicadores (medidas de resultado | processo | equilíbrio) para gerenciar se as mudanças estão trazendo melhoria, atingindo nosso objetivo e sem gerar pioria em outros processos. O PDSA é um bom guia de modelo de melhoria.
    mudanca-melhoria

Deming: “Eu acredito em Deus, todos os outros me tragam dados e fatos”.

O roteiro DMAIC possui as seguintes etapas:

  • Define: fase inicial do projeto – engloba o Contrato (com descrição, contexto, papeis, business caso, restrições, etc.), SIPOC (suppliers-inputs-process-outputs-customers) e o Diagrama Direcionador para organizar ideais e teorias a respeito das mudanças.
  • Measure: uso de ferramentas e métodos – Fluxograma, Processo de Medição, Gráfico de Tendência, Gráfico de Frequência (Dot Plot e Histograma), Estatística Descritiva (média; desvio padrão e gráfico de tendência), Gráfico de Barras e Tabelas, Gráfico de Pareto, Gráfico de Controle, Estratificação e Capabilidade.
  • Analyze: com o objetivo de desenvolver as mudanças e encontrar a causa raiz do problema. Utiliza-se Diagrama de Causa e Efeito, Lean (reduzir os desperdícios), Árvore de Valor, Sistema puxado, Desconexões, Diagrama ECRS, Balanceamento de Linha, Diagrama espaguete, VSM, Poka-Yoke, Correlação entre variáveis, DOE.
    casa-lean
  • Improve: mudança como uma predição. Considerado o grau de convicção – alto, médio ou baixo, base de comparação histórica e pontos vulneráveis. E o efeito Hawthorne com desempenho elevado e aumento de atenção no teste; não por alguma mudança.
  • Control: perpetuar os conhecimentos e as melhorias conquistadas. As atividades desta fase vão desde realizar o plano (5W2H), documentar, treinar, monitorar, estender o conhecimento e celebrar a conquista.

Por fim, a certificação Green Belt é obtida em escolas que capacitam nas áreas mencionadas acima. O critério de avaliação geralmente é um projeto de avaliação para aplicação dos conceitos aprendidos no curso.

Alguns cursos de Green Belt / Black Belt bem recomendados:

http://www.escolaedti.com.br/green-belt/
https://www.fm2s.com.br/green-belt/
https://vanzolini.org.br/cursos/capacitacao-em-green-belt-lean-seis-sigma-ccgb/
https://www.falconi.com/cursos-falconi/formacao-de-green-belts/