Nesta abordagem sobre DevOps, vamos demonstrar os benefícios de trabalhar com o processo de CI (Continuous Integration – Integração Contínua), CD (Continuous Delivery – Entrega contínua) e CD (Continuous Deployment – Implantação contínua) no processo de desenvolvimento de sistemas da organização.
O primeiro ponto é entender o conceito e as diferenças entre os três processos:
Continuous Integration
É a integração contínua e testes de um novo código-fonte (branch ou trunk) ao principal (main), permitindo frequentes ajustes nos códigos e entregas rápidas – essenciais em equipes que trabalham com métodos ágeis. Desta forma, os desenvolvedores atuam em uma parte do código, solicitando uma branch para trabalhar em uma cópia completa do código, sem interferência no código principal main e de outros desenvolvedores.
O controle de versão entre o código da branch e da main mantém apenas as diferenças, consolidando os códigos. As ferramentas como GitHub (Java,PHP, etc.) e TFVC (.Net, etc.) são necessárias para garantir o processo de integração, versionamento e histórico das modificações.
A cada nova modificação – seu time pode definir a cadência a cada Work Item ou no final do expediente – o processo de Build e aplicação de testes unitários devem ser executados para validação e permitir uma rápida atuação em caso de bug. Lembrando que a boa prática é manter a esteira veloz para novas implementações ao invés de aplicar rollback de modificação. O MSBuild na Microsoft (.Net), Maven e Ant para Java são ferramentas recomendadas de Build. O VSTS da Microsoft possui uma área de Build/Release que traz análises deste processo:
A orquestração de todo o processo de CI – integração do código a main, execução dos builds e validação dos testes – exige o uso de ferramentas como Jenkins para validar e gerenciar as etapas, incluindo notificações para o time de desenvolvimento ter ciência da operação.
Continuous Delivery
Vai um passo além do CI. O objetivo do Continuous Delivery é garantir que novas modificações estejam disponíveis – validação em ambiente de Homolog ou QA – para serem implementadas no ambiente de produção. O deploy para produção não é automático, porém pode ser realizado a qualquer momento, dependendo do aceite da alteração.
O processo automatizado de testes e release contribuem com o controle de qualidade para prover feedbacks rápidos aos desenvolvedores. As ferramentas como o Test Manager (Microsoft), Selenium e Cucumber são utilizadas na automação dos testes. A infraestrutura e a gestão dos ambientes para realização de Build, Release e Deploy (Desenvolvimento | Homologação | QA | Produção) são essenciais para o sucesso do DevOps. A IaC (Infrastructure as code) é o processo que permite gerenciar e provisionar estes ambientes aos times ágeis.
Continuous Deployment
Processo sem intervenção humana, realizando todas as validações anteriores para disponibilizar a nova modificação em produção automaticamente. Somente uma falha encontrada nos testes impede a implementação em produção.
Neste processo é muito importante validar com a área de segurança da informação e compliance da sua empresa a aplicabilidade deste processo. Em operações críticas que trabalham com deploys contínuos (dezenas, centenas ou milhares por dia), torna-se inviável gerenciar este processo sem ter a implantação do Continuous Deployment.
Benefícios
- Redução de bugs em produção – regressões são capturas previamente
- Facilidade na integração das releases e gestão de Builds
- Custo de teste reduz drasticamente devido a capacidade de execução do servidor CI
- Times QA perdem menos tempo com testes e focam em melhoria da qualidade
- Garantir o processo de entregas contínuas, acelerando o feedback com os clientes
- Menor risco na implantação de releases, devido a facilidade de encontrar erros e aplicar correção
Bom, e minha última contribuição para direcionar a prática de DevOps em sua organização, compartilho um diagrama com as ferramentas que irão auxiliar na implantação de CI e CD, além da gestão de atividades e ciclo de vida do desenvolvimento de aplicações. Vale a pena ponderar a aplicabilidade e tecnologias que sua empresa já utiliza para findar o modelo adequado para o seu negócio.
Referências
https://www.code-maze.com/what-is-continuous-integration/
https://www.atlassian.com/continuous-delivery/ci-vs-ci-vs-cd
10 thoughts on “DevOps – CI / CD – Continuous integration, delivery and deployment”
Comments are closed.