Contexto: criar e configurar o processo de Release dentro do VSTS, gerenciando os artefatos e pipelines
Leitura recomendada: recomendo a leitura do artigo VSTS – Build e Release para entendimento do processo de Build e Release utilizando o VSTS
Criando o Processo de Release
O primeiro passo para criar um novo processo de Release é acessar o Visual Studio e escolher a opção “Releases” dentro do Menu “Build and Release”.
No canto esquerdo, clique no botão “+” e escolha a opção “Create release definition“.
E então é criada a Pipeline para a publicação dos binários:
Escolha o template que será utilizado para o projeto ou a opção “Empty Process”. Defina o nome para o ambiente que será feito o deploy no servidor e os owners do ambiente.
Adicionando o artefato de Build
A etapa posterior é testar os binários nos ambientes. Para isso, devemos adicionar o Build que será promovido nos ambientes. No Pipeline de Release, clique em “+ Add Artifact” e selecione o Build que será promovido no Pipeline de Release:
- Source Type: escolha a opção Build
- Project: (defina o nome do projeto que será utilizado)
- Source (Build Definition): será o Build da última versão desenvolvida
- Clique em Add…
Adicionando Tasks nos ambientes
E agora podemos adicionar as Tasks em cada um dos servidores. Para isso, acesse a Release criada (clicando no nome da Release) > Environments. Clique no link para adição / edição das tasks:
Em Agent Phase, defina os seguintes parâmetros:
E em “+” para adicionar uma nova Task:
Em Add Tasks, no campo Search, digite Tokenize:
Caso a task não esteja instalada no seu VSTS, ela deve ser baixada através do Market Place. Ela tem por objetivo mudar as linhas do Web.confg de acordo com o ambiente. Clique em Add para adicionar a task e configure a task de Tokenize:
Na aba Variables, podemos configurar as variáveis de ambiente oriundas do Web.Config
Em seguida, adicione uma Nova Task chamada Windows Machine File Copy e configure os parâmetros abaixo:
No VSTS existe a possibilidade de clonar os ambientes afim de aproveitar as configurações prévias. Para isso vá ao Pipeline > Environments > e clique em Clone. Será criado um novo ambiente para promoção do binário. Assim, teremos a esteira pronta para os servidores.