Objetivo: criar etapas de aprovação na promoção de binário entre ambientes. Os ambientes podem ser configurados e geralmente tratam-se de desenvolvimento, homologação, QA e produção.

Contexto: organizações que possuem um processo mais formal de publicação de releases no ambiente de produção, seguindo compliance e aspectos verificados em auditoria como SoD – segregação de funções (por exemplo: desenvolvedores não podem acessar o ambiente de produção), aprovadores da mudança (que será publicada em produção) e homologação da mudança (pelo solicitante).


Criando etapas de aprovação

O primeiro passo é criar as condições para a promoção do binário em um ambiente determinado. No exemplo abaixo (lado esquerdo da imagem), escolhemos o servidor de Pré produção, clicando no botão Pre-Deployments Conditions:

pre-deployment

A opção “Select trigger” (lado direito da imagem) apresenta as três possibilidades (After release | After environment | Manual only). Escolha a trigger “After environment” para que o deploy ocorra depois do ambiente anterior.

Habilite a opção Pre-Deployment Approvers para selecionar os usuários que irão efetuar a promoção dos binários entre os ambientes:

pre-deployment-conditions