Aos times de desenvolvimento de sistemas que precisam propagar informações e decisões rapidamente, o Slack é uma ótima ferramenta para criar canais de discussões em projetos. Também em Squads específicas para a resolução de um problema ou criação de um novo produto.

Veja o passo-a-passo de como criar sua conta no Slack e integrar com o VSTS:

1. Criar a conta no Slack

Acesse o site do Slack e crie uma nova conta, utilizando “Start with a workspace” > “Create a new workspace”

slack

Após a criação da conta, algumas configurações simples são solicitadas como nome do grupo, quantidade de usuários e propósito da criação. O principal é o nome do seu workplace, que definirá inclusive a URL http://nome-do-seu-workplace.slack.com

2. Adicionando a App Visual Studio Team Services

Na tela inicial (canto esquerdo) há a opção de Apps (destacado em vermelho), que possibilita a instalação de Apps. Digite “Visual Studio Team Services” e clique em Install.

slack

Durante a instalação será solicitado “Post to Channel” que definirá em qual canal as mensagens vindas do VSTS serão postadas. Pode escolher o #general como padrão ou criar algum canal específico para o seu time.

Feito isso, a próxima tela será de Setup Instructions com todas as instruções para configurar o VSTS. O mais importante nesta página é você salvar o seu Webhook URL que será utilizado na configuração com o VSTS.

slack-save-integration

3. Configurando o VSTS

Agora no VSTS, acesse o Service Hooks do seu projeto. Isso permitirá configurar Triggers que serão disparadas assim que algum evento acontecer no VSTS (os eventos são configuráveis) para escrever mensagens no Slack. Clique no botão + para criar um novo serviço:

service-hooks
As três próximas telas serão para: 1) escolher o app do Slack 2) definir qual evento será gravado no Slack. No exemplo, o Work Item updated é um trigger que gravará no Slack a cada modificação ocorrida no Work Item do VSTS do projeto. Também podem ser configurados outros eventos de gravação ou campos específicos; 3) e então digitar o Webhook URL na caixa de texto.

service-hooks-1

E então qualquer modificação em Work Item, configurado anteriormente, refletirá no canal que foi escolhido para o Webhook.

update-slack