Contexto: já vimos os benefícios e desafios dos processos de CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery) em outros posts. Além de habilitar esteiras velozes e eficientes para publicação de releases, é um dos pontos determinantes na adoção de práticas DevOps na empresa.

Este post é direcionado as empresas que possuem processos mais formais, regidos por compliance.release neste caso depende de aprovações como do gestor da mudança (change management) e outras áreas, como a homologação do solicitante (geralmente o Product Owner), antes de ir para a produção.

VSTS – Configurando aprovações no pipeline de releases
Iniciamos criando uma nova definição de release. Para isso, acesse o VSTS na opção de Build and Release. Em Releases, clique em + Create Release Definition. A janela abaixo será aberta com as configurações da release. Escolha os ambientes (environments) e artefatos que serão trabalhados.

release

Em seguida, todas as Releases criadas serão exibidas na tela. Neste exemplo já haviam outras releases criadas, por isso apareceram várias. Clique em Edit para configurar o Pipeline com os Artefatos e Tarefas da release.

releases.png

O Pipeline habilita a configuração Artefato (na esquerda) e dos Ambientes (na direita). É nesta área que definimos os aprovadores, triggers e agendamento das tarefas.

pipeline-releases

Artefato
Ao adicionar um novo artefato, escolha o tipo do artefato – Build | Source Control | etc., referencie o nome do projeto e as definições de Build (por termos escolhido o Build no source type). 
artifact-release

Environments
Ao adicionar os ambientes em + New Environment, podemos criar por exemplo, os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção. Utilize a opção clone environment após a criação do primeiro ambiente para copiar as configurações (se aplicável) a fim de facilitar.

Com os ambientes criados, clique na própria caixa do ambiente para configurar as tarefas que serão executadas pelo Agent (lado direito da imagem abaixo).

release-environments

Também na configuração do ambiente, mas no canto esquerdo da caixa há uma imagem que representa triggers e aprovadores para pré ou pós deployment. Clique nela:
trigger-approval

Em seguida, será exibida uma tela com a configuração de Pre-deployment:

  • Triggers: define se o evento acontecerá After release | After Environment | Manual Only
  • Pre-deployment approvals: insira os usuários que precisam aprovar a release antes de subir em produção, ou mesmo no ambiente de QA.
  • Schedule: se o build (que inicia a execução das releases) não estiver automático, esta opção permite agendar a execução das releases.

 

O acompanhamento do deploy das releases está disponível na aba Logs. O status de cada etapa e em qual ambiente está sendo executado pode ser visto no lado esquerdo da tela.release-log

As aprovações podem ser gerenciadas na guia Summary da conta do aprovador. Ao clicar em Approve or Reject, será aberta a janela para realizar a aprovação.

release-approval