Post To Slack é uma extensão bem valiosa para os times de desenvolvimento que já trabalham com a ferramenta de colaboração Slack (tecnologia social) e VSTS em CD/CI.

aplicabilidade que vamos demonstrar neste Post é de postagem de mensagens nos canais dos grupos a cada promoção da Release em ambientes diferentes – por exemplo, servidor de Dev | Homolog | Produção.

E qual a finalidade disso? Fica algumas sugestões:

  • Notificar a equipe sobre a disponibilidade de uma nova release em um ambiente
  • Também pode ser utilizado nas tarefas de build
  • Facilidade na comunicação entre os membros do time
  • Apoiar o processo de gestão da mudança e transição de ambientes


Marketplace
Para começar a utilizar o Post To Slack, acesse o Marketplace da Microsoft (o link está disponível em Extensões do VSTS) e busque pelo nome: Post To Slack. Em seguida, será enviada a requisição para aprovação. No VSTS, acesse Extensões e na guia Requested, basta fazer a aprovação e acionar a instalação do mesmo.

post-to-slack

Post To Slack – VSTS
Após a instalação, já podemos utilizá-lo no Agent Phase das tarefas de Build Release. Mas, será necessária a configuração do Token para interagir com o Slack. No exemplo abaixo, utilizamos nas tarefas da Release, incluindo a mensagem e o canal do Slack onde serão publicadas.

post-to-slack-release

Slack
Feito o deploy da release mencionada anteriormente, a mensagem é postada no canal do Slack. E assim, o time todo será notificado, principalmente o responsável pela Release.

slack-vsts