Debatemos em fóruns anteriores a importância das métricas no gerenciamento de projetos ágeis e no ciclo de vida da aplicação.
Além de identificar problemas no processo de desenvolvimento de sistemas, garante a transparência das Sprints, o backlog em execução e os bloqueios que devem ser removidos da equipe.
Mensurar é ponto essencial no processo de Integração Contínua. Não há um bom deployment pipeline sem avaliar a qualidade do código, cobertura dos testes, build, release, entre outros.
E como começar utilizando o VSTS?
1. Acesse o seu projeto no VSTS. Na guia Dashboards, clique no símbolo da engrenagem e manage dashboards (no canto direito) para criar um novo painel. Ou clique em Edit para adicionar os Widgets ao modelo padrão de Dashboard.
2. Em seguida, escolha a opção de Add Widget para incluir os paineis no Dashboard.
3. Defina as métricas mais importantes para o seu time. Algumas sugestões de widget para compor o Dashboard Agile:
- Burndown: gráfico que pode ser mantido para visualizar o trabalho restante
- Countdown Sprint: exibe os dias restantes para acabar a Sprint
- Query Title Pro: permite buscar queries criadas no work do VSTS e trabalhar com médias e sumarizações. Assim, podemos calcular a velocidade do time, em story points ou em horas (dependendo do template adotado). Veja mais neste post.
- Chart for Build History: gráfico de acompanhamento dos builds da aplicação
- Query Title: indicadores como de Bloqueios e Riscos podem ser visualizados utilizando este widget, associando com as queries do VSTS. Mais detalhes.
- Chart for work items: cria gráficos com base nas queries do VSTS. Mais detalhes.
- Cumulative flow diagram: visualiza o fluxo de trabalho e se há gargalo no processo – veja mais.
3 thoughts on “Dashboards de Projetos Ágeis no VSTS utilizando Widgets”
Comments are closed.