Dashboard no VSTS
Ainda na elaboração do dashboard no VSTS, criaremos os indicadores de Build, Block (bloqueios), Risks (riscos), Code Coverage (cobertura de código) e Rework (retrabalho).

build-block-rework

Estes indicadores estão ao lado direito do Dashboard abaixo. Para adicionar o Widget de acompanhamento de Builds, clique em Editar dentro da guia de Dashboards, e Add Widget > Chart for Build History:

add-widget-vsts

Indicador de Build
Na configuração do Chart for Build History, basta referenciar a definição de Build que pretende utilizar para demonstrar o histórico.

build-history

Indicador de Block (Bloqueio)
Sinaliza se há algum bloqueio que impeça o progresso de tarefas do time de desenvolvimento durante a Sprint. Primeiro, crie uma Query na guia Work do VSTS. Veja que nas condições, marcamos o campo Blocked com a operação igual a Yes.

block-query

Agora de volta a guia Dashboard, clique em Edit e adicione o Widget Query Title. A configuração é somente referenciar a Query criada anteriormente.

block-configuration

Indicador de Risk (Risco)
Este indicador é para sinalizar se há algum risco que precisa ser resolvido naquela Sprint. Criamos também uma query com a condição de RiskTask igual a Yes. Em alguns templates de processo já existe o campo de Risco. Neste caso, criamos um customizado no template do processo.

risk-query

Depois, adicionar um Widget Query Title Pro, pois permite referenciar a Query criada, com a função Count para contar se há algum risco apontado nas tarefas.

risk-configuration

Indicador de Code Coverage (Cobertura de Código)
Adicione o Widget de Code Coverage e referencie no campo Build definition o local de onde será analisado o Build do time.

code-coverage

Indicador de Rework (Retrabalho)
Também criamos uma Query, com a condição de TaskType igual a Rework.

rework-queries

Adicione o Widget de Chart for Work Items e configure conforme abaixo.

rework-configuration