Continuando o Dashboard Ágil no VSTS, este POST compartilha a criação de mais 3 gráficos para a gestão de atividades do time de desenvolvimento:

  • Task x Bug x Spike: visão do backlog em relação a tarefas, bugs e spikes. O ideal é ter a maior parte da alocação dedicada a execução de tarefas, que são desenvolvimento de novas features e produtos.
  • Planned x Not Planned: quantas tarefas entraram na Sprint Backlog, mas não foram identificadas na Sprint Planning? É um indicador de que houve ajuste de escopo durante a sprint. Ou ainda, as estórias não estavam bem escritas.
  • Assigned To: como está a distribuição de tarefas no time.

task-planned-assigned

Query
Antes de criar os gráficos, você precisa elaborar uma Query para extrair informações do backlog da sprint. Acesse o VSTS > Work > Queries, e adicione as condições abaixo. O parâmetro @CurrentIteration é usado para referenciar a Sprint corrente (atual).

query-tasks

Configuration – Task x Bug x Spike
Em Dashboards > Edit > Add Widget, adicione o Chart for Work Item e configure conforme abaixo:

configuration-tasks

Configuration – Planned x Not Planned
Adicione mais um Chart for Work Item e configure conforme abaixo. A diferença é que estamos fazendo o Group By pelo campo TaskType. Este campo foi criado na customização do template para identificarmos se é uma tarefa planejada ou não.

configuration-planned

Configuration – Assigned To
Adicione um novo Widget do tipo Chart For Work Item e configure conforme abaixo. Neste caso, o agrupamento (Group By) é pelo campo Assigned To que representa os recursos do projeto.

configuration-assigned-to