E terminando a construção do Dashboard de indicadores para projetos ágeis no VSTS, a última linha foi composta de:

  • Velocity: velocidade do time de desenvolvimento nas sprints, comparando a velocidade planejada com a realizada, e também realizada com atraso.
  • Test Results: exibe a tendência no resultado dos testes da definição de Build.
  • Flow: distribuição das tarefas no board. Ajuda a visualizar se há muitas tarefas em homologação ou testes por exemplo.

velocity-test-workflow

Velocity
Demonstra a capacidade do time em entregar as tarefas da Sprint. Acesse o VSTS na guia Dashboard, e clique em Edit. Abrirá uma janela de Add Widget, escolha o de Velocity.

widget-vsts-velocity

A configuração é bem simples! Preencha o tamanho do gráfico (coluna x linha), o time de projeto (Team), Work item type (escolhemos no exemplo Task), sumarização (count of work items) e número de sprints (number of iterations).

configuration-velocity

Test Results
Adicione a Widget de Test Results Trend para visualizar graficamente o resultado dos testes em uma definição de Build. Veja mais detalhes no Review continuous test results after a build da Microsoft.

test-results

Flow
O widget Cumulative Flow Diagram representa a distribuição do fluxo de trabalho. Neste caso – Resolved | Closed | Proposed | Active (pois estamos utilizando o template process do CMMI). É um ótimo identificador de gargalos no processo.

Na configuração referencie uma Query que consulte os Work Items daquele time de projeto na Sprint atual. Em seguida, configure a agregação com o count of work items conforme abaixo.

flow-widget