A Microsoft lançou uma preview do serviço Azure DevOps Project que vem para facilitar o uso de Continuous Integration (CI) e Continuous Delivery (CD). Configure em poucos passos de forma visual o desenvolvimento, deploy e monitoramento da aplicação. As principais características do DevOps Project são:
- Provisão de recursos Azure com repositório Git
- Integração automática com pipeline de CI/CD
- Dashboard de commit, builds e deployments
- Pipeline de Continuous Delivery para deploys
- Monitoramento com Application Insights
Que tal iniciar na ferramenta? Digite DevOps Project na caixa de busca que o serviço ficará disponível para escolha.
1. Runtime: escolha o tipo da aplicação
Entre as opções disponíveis, um conjunto de aplicativos em .Net, Java, Node.js, PHP, Python ou trazer seu próprio código.
2. Framework: defina o framework da aplicação
Como escolhemos trabalhar com .Net anteriormente, aqui temos a opção ASP .NET e ASP .NET Core, também adicionar a base de dados SQL Server.
3. Service: deploy the application
E então se o deploy será feito em máquina virtual ou plataforma Web App (Windows ou Linux). Também há previsão de liberação para Web App for Containers.
4. Create
O último passo é a criação do projeto, podendo também utilizar a conta existente do VSTS. As demais configurações são referentes ao vínculo com a assinatura, região e nome do serviço.
Neste momento o serviço cria o repositório, build definition, release e web app. Também executa o build e deploy da aplicação para o Azure.
Painel DevOps
Após a criação, o painel (abaixo) fica disponível para visualizar informações sobre:
- CI/CD Pipeline – branch, commit, definição do build e deploy
- Repositório
- Recursos do Azure – Endpoint da aplicação, serviço da aplicação e application insights
E por fim, você pode acompanhar os detalhes da aplicação, clicando em qualquer link da área de CI/CD Pipeline. Com isso, você será direcionado para o VSTS e analisar tudo que foi criado, log da execução e customizar o que tiver necessidade.