Agents
Os Agents funcionam como serviços conectados a um Pool no VSTS. No caso de execução das tarefas de build e deployment, por exemplo, o Agent utiliza a máquina e alguns comandos para obter o resultado esperado.
A configuração dos agents no VSTS utiliza jobs na execução das tarefas. Outro passo é a gestão da Infra, configurando a máquina de Build, Pool e Queue Default. Há dois tipos de agents:
- Microsoft-hosted agents: agents estão hospedados com a Microsoft, responsável pela manutenção e atualizações. Facilita quando as definições de build e release estão no VSTS.
- Self-hosted agents: agents são configurados e gerenciados por conta própria. A execução do build e deployment é baseado em self-hosted agent. Pode ser usado no VSTS ou TFS.
Agent Phase
É o local de execução, seja no agent ou no servidor, que permite que uma série de tarefas sejam agrupadas. Estas tarefas podem ser executadas em paralelo. Acesse o VSTS > Build and Release > Releases e adicione um novo Agent Phase.
Entre as principais configurações estão o Agent Queue, Pool information e o plano de execução. Feito isso, com o workflow criado (canto esquerdo), podemos adicionar tarefas a serem executadas pelo Agent.
Enquanto o Agent é geralmente objeto no processo de Build, no processo de deployment, o objeto pode ser tanto o Agent, o Deployment Group ou o servidor.
Para mais detalhes nas configurações dos Agents, acesse o site da Microsoft.
One thought on “Trabalhando com Agent Phase no VSTS – Build e Release”
Comments are closed.