Agents
Os Agents funcionam como serviços conectados a um Pool no VSTS. No caso de execução das tarefas de builddeployment, por exemplo, o Agent utiliza a máquina e alguns comandos para obter o resultado esperado.

A configuração dos agents no VSTS utiliza jobs na execução das tarefas. Outro passo é a gestão da Infra, configurando a máquina de Build, Pool e Queue Default. Há dois tipos de agents:

  • Microsoft-hosted agentsagents estão hospedados com a Microsoft, responsável pela manutenção e atualizações. Facilita quando as definições de build release estão no VSTS.
  • Self-hosted agents: agents são configurados e gerenciados por conta própria. A execução do build deployment é baseado em self-hosted agent. Pode ser usado no VSTS ou TFS.


Agent Phase

É o local de execução, seja no agent ou no servidor, que permite que uma série de tarefas sejam agrupadas. Estas tarefas podem ser executadas em paralelo. Acesse o VSTS > Build and Release > Releases e adicione um novo Agent Phase.

agent-phases

Entre as principais configurações estão o Agent QueuePool information e o plano de execução. Feito isso, com o workflow criado (canto esquerdo), podemos adicionar tarefas  a serem executadas pelo Agent.

Enquanto o Agent é geralmente objeto no processo de Build, no processo de deployment, o objeto pode ser tanto o Agent, o Deployment Group ou o servidor.

Para mais detalhes nas configurações dos Agents, acesse o site da Microsoft.