E como está o nível de maturidade do seu time de desenvolvimento? No post de hoje vamos falar sobre os testes unitários e como alavancar o seu uso com a ferramenta IntelliTest, disponível no Visual Studio Enterprise (2015 e posteriores).
Saiba que um dos primeiros passos para trabalhar com Integração Contínua é a estruturação dos testes a serem realizados no sistema. Além de conceitos, veremos como aplicar os testes unitários sem precisar desenvolver classes e métodos no código-fonte. O foco então será na parte inferior da pirâmide de testes.
Testes Unitários
Os testes unitários são escritos para validar pequenas partes do código (unidades individuais), com o intuito de verificar a corretude e comportamento esperado do código. Não são feitos para testar o sistema como um todo!
E este processo não aumenta o tempo de desenvolvimento? Inicialmente sim, mas trabalhe na automatização deles, ou utilize diretamente a ferramenta IntelliTest. Por outro lado, os principais benefícios são:
- Problemas são descobertos mais cedo
- Previne regressão (testes unitários automatizados com suite de casos de teste nos avisam se houve quebra ao introduzir novas funcionalidades)
- Serve como documentação do sistema
- Ajuda a melhorar o design do código
IntelliTest
A IntelliTest dá suporte ao código C# e .NET framework para execução de testes unitários, gerando uma entrada de teste que executará a instrução no código. Visualize o resultado dos testes e em caso de falha, você pode adicionar código para corrigir. Veja que seus tipos devem ser públicos para gerar os testes unitários.
1. No Visual Studio, escolha a classe com o(s) método(s) que você deseja testar.
2. Já no método escolhido, escolha Run IntelliTest para gerar os testes unitários.
3. A execução dos testes é apresentada em tabela com os dados de entrada e saída. Para executar em todos os métodos públicos, basta escolher a classe em vez de um método específico.
4. Salve os testes de unidade como um pacote de regressão.
5. Os testes unitários individuais estão no arquivo .g.cs do projeto; os testes unitários com parâmetros estão no arquivo .cs.
Referências