E como está o nível de maturidade do seu time de desenvolvimento? No post de hoje vamos falar sobre os testes unitários e como alavancar o seu uso com a ferramenta IntelliTest, disponível no Visual Studio Enterprise (2015 e posteriores).

Saiba que um dos primeiros passos para trabalhar com Integração Contínua é a estruturação dos testes a serem realizados no sistema. Além de conceitos, veremos como aplicar os testes unitários sem precisar desenvolver classes e métodos no código-fonte. O foco então será na parte inferior da pirâmide de testes.

Triângulo dos testes, mostrando a razão ideal entre os diversos tipos de teste de software

Testes Unitários
Os testes unitários são escritos para validar pequenas partes do código (unidades individuais), com o intuito de verificar a corretude e comportamento esperado do código. Não são feitos para testar o sistema como um todo!

E este processo não aumenta o tempo de desenvolvimento? Inicialmente sim, mas trabalhe na automatização deles, ou utilize diretamente a ferramenta IntelliTest. Por outro lado, os principais benefícios são:

  • Problemas são descobertos mais cedo
  • Previne regressão (testes unitários automatizados com suite de casos de teste nos avisam se houve quebra ao introduzir novas funcionalidades)
  • Serve como documentação do sistema
  • Ajuda a melhorar o design do código


IntelliTest
IntelliTest dá suporte ao código C# e .NET framework para execução de testes unitários, gerando uma entrada de teste que executará a instrução no código. Visualize o resultado dos testes e em caso de falha, você pode adicionar código para corrigir. Veja que seus tipos devem ser públicos para gerar os testes unitários.

1. No Visual Studio, escolha a classe com o(s) método(s) que você deseja testar.
2. Já no método escolhido, escolha Run IntelliTest para gerar os testes unitários.

Clique com botão direito do mouse em seu método para gerar testes de unidade

3. A execução dos testes é apresentada em tabela com os dados de entrada e saída. Para executar em todos os métodos públicos, basta escolher a classe em vez de um método específico.

4. Salve os testes de unidade como um pacote de regressão.

Select tests; right-click and choose Save

5. Os testes unitários individuais estão no arquivo .g.cs do projeto; os testes unitários com parâmetros estão no arquivo .cs.

Open class file in test method to view unit test

 

Referências