A nova versão do VSTS (Visual Studio Team Services) oferece uma solução completa para trabalhar com o ciclo de vida da aplicação, práticas DevOps e Agile. Entre os principais recursos estão: gestão de fontes, integração com ferramentas e extensões (SonarQube, GitHub, Jenkins, etc.), planejamento ágil, deploys e testes.
- Source Control: além do TFVC, trabalha com os melhores versionadores de código-fonte do mercado. Veja mais detalhes em posts anteriores sobre CI/CD e gerenciamento de fontes.
- Agile Planning: gerenciamento de backlog nos templates Scrum | Agile | CMMI, planejamento da sprint baseada no capacity do time, monitoração do progresso com Burndown e Dashboards.
- Build automation, Continuous Deployment e Release Management: crie seus pipelines e publique suas releases nos ambientes desejados (Dev, Homolog, QA e Produção, por exemplo). Também possibilita configurar aprovadores, muito aplicável em empresas que trabalham com compliance. Nas definições de Build, configure análise de código e outras práticas de CI.
- Load testing: verifica a performance da aplicação antes do deploy. Acesse o docs da Microsoft para mais detalhes.
- Feedback management: obtenha feedbacks dos usuários com a ferramenta de Feedback Request e entregue mais valor para o negócio.
- Team collaboration: melhore a comunicação no seu time, principalmente quando estão distribuídos. As decisões fluem mais rápido e as discussões técnicas (colaborativas) ajudam a engajar o time. O Wiki, Microsoft Teams e Slack são tecnologias sociais recomendadas.
- Application Telemetry: coletar dados das aplicações – métricas de uso, erros, performance, features utilizadas, etc. – contribui para melhorias e entrega valor aos usuários. O Application Insights é uma ótima solução de análise da aplicação.
- Lab management: ferramenta usada para testers de software e para gerenciar ambientes virtuais. Avalie o Build e Release Management como opção de teste automatizado ao invés do Lab Management.
Leitura adicional (recomendada)
2 thoughts on “Os principais benefícios do VSTS (Visual Studio Team Services) da Microsoft”
Comments are closed.