Após demonstrarmos os primeiros passos no VSTS, gerenciando projetos ágeis com a criação de times, backlog e cadência, configuramos então a permissão dos times que trabalharão nos projetos. Isso nos ajudará em questões de segurança e na análise do desempenho dos times.
Esta configuração está muito relacionada a forma que sua empresa trabalha. Por exemplo, podemos utilizar o conceito do VSTS de Projeto > Time do Projeto para estruturar da seguinte forma:
- Cenário 1 – Ágil (ou larga escala)
- Projeto: nome do projeto
- Time do projeto: configure as workstreams ou squads (Produto A – times cross responsáveis pelo produto; Produto B – etc.)
- Cenário 2 – Sustentação (manutenção de sistemas)
- Projeto: diretoria ou gerência da sua organização
- Time do projeto: nome dos produtos que os times serão responsáveis pela manutenção do sistema
Acesse a área de segurança (Settings > Security) e crie os grupos que terão acesso aos projetos ou time do projeto. Veja que a cada novo Time do Projeto (Team Project) criado, o VSTS automaticamente gera um time com permissões padrões nas quais você pode trabalhar e adicionar/remover membros.
Entre as principais configurações do PROJETO estão: alteração do processo do time de projeto | manipulação de testes | movimentação de work item e deletar team project.
E há configurações de segurança adicionais do primeiro nível no VSTS (acima do nível projeto), envolvendo a criação de Workspace, recursos de Build, etc.
Importante lembrar que as demais configurações (acesso, escrita e leitura) estão associadas ao tipo de usuário (Settings > Users) vinculado no ingresso da conta no VSTS – Basic | Stakeholder | Visual Studio Professional Subscription.
One thought on “Gerenciando times, projetos, acessos e permissões no VSTS”
Comments are closed.