Neste post vamos discutir sobre o Build Completion Trigger no VSTS e a contribuição deste recurso quando trabalhamos com produtos de múltiplos componentes (com dependência entre eles), gerenciados manualmente pelos times.

Por exemplo, quando um componente upstream é modificado (bibliotecas, etc.), as dependências downstream precisam ser revalidadas executando o build novamente. Nestes casos criaremos a trigger para executar o Build após a execução com sucesso de outro Build.

É importante saber que em alguns casos o multi-phase build pode ter melhor aplicabilidade. O Build Completion Trigger é muito usado quando seus requisitos possuem diferentes configurações, propriedades ou times para gerenciar um processo dependente.

Trabalhando no VSTS
O primeiro passo é editar o seu Build Pipeline. Selecione a opção Edit Pipeline da Build que será configurada.

build-edit-pipeline

Em seguida, acesse a guia Triggers e na opção de Build Completion, escolha o outro Build que será executado após o Build atual.

build-definition

Por fim, acompanhe o timeline e o log da execução dos Builds em Build Results.

build-log.png

Mesmo que tenha especificado a opção de download dos artefatos (triggering build), você ainda precisa definir um valor para a Build, por ser a origem dos artefatos sempre que sua triggered build for executada por qualquer motivo que não seja BuildCompletion.

 

Referências