Além de oferecer o Visual Studio Community (IDE para criar aplicativos não corporativos), Visual Studio Team Services, a Microsoft também disponibiliza o Visual Studio Code, um editor gratuito, código aberto e que pode ser executado em qualquer lugar. O download pode ser feito em Free Developer Offers.

A instalação é bem rápida, sem customizações e pode ser executada em Windows, macOS e Linux. Há suporte built-in para JavaScript, TypeScript  e Node.js, além de extensões para linguagens C#, C++, Java, PHP, Python e Runtime (.Net e Unity).

visual-studio-code

Entre os principais recursos nativos do editor:

IntelliSense
Inclui o sistema inteligente de autocomplete (do código-fonte), informações de parâmetros e listas de membros. Veja mais em IntelliSense.

visual-studio-code-intellisense

Debbuging
Permite depurar a aplicação, adicionar breakpoints e identificar valores na call stack. Auxilia você a editar, compilar e debug loop com o built-in debugger.

Pode exigir a instalação da extensão para a linguagem do seu desenvolvimento. Veja um pouco mais em Debugging in Visual Studio Code.

vs-code-c#.png

vs-code-debug

Integração com Git
Embora o VS Code permita trabalhar com vários SCM Providers, o Git é uma ótima recomendação para controle de versão, gerenciando commits, repositórios, branchesmerges diffs. Conheça mais sobre o suporte em Using Version Control in VS Code.

Resultado de imagem para visual studio code git


Outros recursos e plugins interessantes