Além de oferecer o Visual Studio Community (IDE para criar aplicativos não corporativos), Visual Studio Team Services, a Microsoft também disponibiliza o Visual Studio Code, um editor gratuito, código aberto e que pode ser executado em qualquer lugar. O download pode ser feito em Free Developer Offers.
A instalação é bem rápida, sem customizações e pode ser executada em Windows, macOS e Linux. Há suporte built-in para JavaScript, TypeScript e Node.js, além de extensões para linguagens C#, C++, Java, PHP, Python e Runtime (.Net e Unity).
Entre os principais recursos nativos do editor:
IntelliSense
Inclui o sistema inteligente de autocomplete (do código-fonte), informações de parâmetros e listas de membros. Veja mais em IntelliSense.
Debbuging
Permite depurar a aplicação, adicionar breakpoints e identificar valores na call stack. Auxilia você a editar, compilar e debug loop com o built-in debugger.
Pode exigir a instalação da extensão para a linguagem do seu desenvolvimento. Veja um pouco mais em Debugging in Visual Studio Code.
Integração com Git
Embora o VS Code permita trabalhar com vários SCM Providers, o Git é uma ótima recomendação para controle de versão, gerenciando commits, repositórios, branches, merges e diffs. Conheça mais sobre o suporte em Using Version Control in VS Code.
Outros recursos e plugins interessantes
- Code Navigation e Refactor
- Multi-cursor e linter
- Code Runner: executa o código no terminal do VSCode
- Colorize: facilita trabalhar com css
- Debugger for Chrome: permite o debug no Chrome
- EditorConfig: direciona o editor a seguir as regras do arquivo do .editorconfig
- Git History (git log): exibir logs do Git
- SVG Viewer: visualizar SVG dentro do editor