O serviço da API Management, disponível no Portal Azure, é uma excelente escolha para a publicação de APIs a clientes externos ou outros departamentos da própria empresa. Entre os principais benefícios estão: escala, segurança (chave, token e filtragem de IP), insights (logs, monitoramento e desempenho).
Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/services/api-management/
O Portal do Publicador disponibiliza a opção de Importar API ou criar manualmente, com exemplos práticos como a definição Swagger da API de Calculadora. Também há o Analytics que provém informações de uso e integridade. Já o Portal do Desenvolvedor interage através de documentações e credenciais para realizar chamadas. Também há
Na tela abaixo podemos visualizar no Portal do Publicador os principais gráficos de uso, integridade e atividades em diferentes visões (região, período, produto, operações etc.)
E o Portal do Desenvolvedor possui as seguintes áreas:
- APIs: demonstra as APIs, URL, Request e documentações
- Products
- Starter: permite a execução de 5 chamadas por minuto até um máximo de 100 chamadas por semana.
- Unlimited: acesso ilimitado a API.
- Applications: lista de aplicações publicadas na seção de app do Portal
Por fim, navegue nos serviços disponíveis do API Management (Serviços de Gerenciamento de API):
- Gerenciamento de API: adicione uma nova API – OpenAPI specification (interface to REST APIs), WADL, WSDL, Logic App, API App e Function App. Acesso aos portais (publicador e desenvolvedor), assinatura, produtos, usuários, grupos e análise.
- Segurança: identidades, OAuth, etc.
- Configurações: propriedades, escala e preços, rede virtual, domínios, SSL e script de automação.
- Monitoramento: com Application Insights e visualização de métricas.