O VSTS possui a área Test [Test Plans | Run | Load Test] que direciona os processos de qualidade ao longo do desenvolvimento do sistema. Em um único lugar, utilize os recursos para criar planos e casos de testes, teste manual e exploratório, também obter feedback de validação.

tests-vsts
Veja mais em: Exploratory & Manual Testing

A extensão paga do Test Manager possui recursos mais avançados para habilitar o gerenciamento dos testes da aplicação.

vsts-test.png

Neste post vamos trabalhar com a área de Load Test e criar um novo URL Based Test. Acesse então o VSTS e escolha New > URL Based Test. Para um simples teste de carga, mantenha o HTTP method como GET e escolha a URL do site a ser testado.

Na guia Settings, defina os parâmetros dos testes como: número de usuários, duração,  mix de browser, etc. A localização permite que o teste seja realizado na área próxima dos seus usuários.

vsts-load-test-settingsvsts-load-test-settings-01

Veja os resultados dos testes realizados. Há 4 guias (Summary | Charts | Diagnostics | Logs) e os principais indicadores são de tempo de resposta, quantidade de usuários, requisições por segundo, erros e requisições com falha. Os gráficos de performance,  throughput, erros e requisições, além de Diagnósticos e Logs também contribuem com a análise.

This slideshow requires JavaScript.