No último post introduzimos os recursos de Testes existentes no VSTS e os benefícios obtidos com eles. Continuando esta abordagem, ainda na área de Load Tests (Testes de Carga) do VSTS, o Apache JMeter test é outra opção para realizar os testes de carga, verificando as requisições, threads e performance das aplicações.

Apache JMeter pode ler e executar testes em diferentes aplicações, servidores e protocolos: Web – HTTP e HTTPS (ASP.NET, NodeJS…), SOAP / REST Webservices, FTP, TCP, LDAP, etc.

Importante lembrar que você deve criar um Plano de Teste JMeter e realizar o upload no VSTS. Este plano não pode ter listeners ativos. O VSTS suporta a versão 2.13 do Apache JMeter. Outro ponto é o suporte apenas de HTTP e 20.000 minutos de usuários virtuais gratuito.

Acesse o VSTS (Test > Load Test) e crie um novo Apache JMeter test. Escolha o arquivo .jmx criado no plano de teste e parâmetros de agente, região e duração.

vsts-apache-jmeter

Em seguida, veja os resultados dos testes realizados na aplicação. Na aba Summary, um resumo do tempo de resposta, carga de usuários, requisições, falhas de requisição e erros. Explore também as abas de Charts (gráficos), Diagnostics e Logs.

vsts-load-test

A aba de gráficos demonstra Performance, Throughput, Erros e Tests.

vsts-load-test-01

Obrigado pela visita! Em breve mais posts sobre testes no VSTS. Até lá…