A indústria 4.0 é um tema que vem sendo debatido em diversos fóruns, principalmente na agenda do Fórum Econômico Mundial (WEC – World Economic Forum), onde o fundador Klaus Schwab debate questões importantes para o futuro da sociedade e economia, mediante as mudanças que a Indústria 4.0 trará no comportamento dos consumidores, a forma como nos comunicamos e produzimos.

Recentemente fiz um estudo sobre o assunto, e decidi compartilhar alguns materiais e direcionamentos que vão melhorar a compreensão de alguns temas como robotização, inteligência artificial (IA), impressão tridimensional, automação, entre outros, que podem levar a obsolescência de algumas habilidades.

Começando pela fábrica inteligente e controle central em todas as etapas da produção. A automação será um risco ou oportunidade? Algumas pesquisas indicam que 7 milhões de empregos poderão ser automatizados até 2020. Entre as principais áreas estão a indústria, hotelaria e as empresas de transporte. A economia estará preparada para esta substituição? E a precariat? Como será a evolução desta parte da população?

fourth-industrial-revolution.png

As primeiras recomendações são:

E a Sociedade 4.0? O surgimento de um novo modelo social e econômico, cujos efeitos serão sentidos, embora de forma diferenciada, por todas as nações, independente do estágio de desenvolvimento econômico que se encontrem. Um estudo de Massachusetts revelou o avanço tecnológico e a diminuição de empregos causada no setor industrial dos Estados Unidos, caindo cerca de 30%, se comparado com a década de 90.

Outro ponto, agora segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico), o risco de ter a função automatizada é inversamente proporcional ao nível de escolaridade do trabalhador. Trabalhadores com ensino fundamental tem 50% de risco, enquanto os com mestrado e doutorado possuem um grau de risco muito baixo.

Alguns cases na área da saúde, varejo, supply chain e agronegócio já podem ser observados. Vale a pena ver este case de manufatura da FCA e o de armazenagem robotizada nos EUA.

Como a minha cadeia de valor pode ser afetada? Desenvolvendo processos de inovação mais inteligentes, produtos mais inteligentes, fábricas mais inteligentes e cadeias de valor mais inteligentes, sua empresa pode aumentar as receitas, diminuir os custos ou ambas as coisas ao mesmo tempo.

Por fim, compartilho um mind map da Indústria 4.0 que criei para referenciar os principais assuntos que devem ser aprofundados nesta jornada.

Indústria 4.0

Veja também o do Ricardo Amorim – O futuro chegou. Você está pronto?