Azure Repos Azure Repos
Neste post vamos navegar no Azure Repos (do Azure DevOps) e compartilhar a aplicabilidade de Tags no histórico do seu repositório de código-fonte. Existem dois tipos de Tags:

  • Lightweight Tags: ponteiro para commits específicos.
  • Annotated Tags: possui informações adicionais como data, mensagem e tagger (marcador).

Entre os principais comandos de uso das Git Tags nas tarefas do Azure DevOps estão:  create tag / view tag / delete tag.

Criando Tags
Após a realização do commit de seu código, acesse a área Repos > Commits do Azure Devops. Procure o commit que você deseja criar a marcação e escolha Create tag. Defina o nome e descrição para a Tag.

This slideshow requires JavaScript.

* nesta área você pode criar somente annotated tags. Para lightweight tags, você deve enviar via push, utilizando linha de comando para aparecer no Azure DevOps.


Apagando Tags
Se você identificou o commit errado, ou por qualquer outro motivo, o recurso Delete Tag permite apagar a Tag do seu repositório. Para isso, você precisa da permissão de Force Push no nível do repositório.

Acesse Repos > Tags no Azure DevOps e escolha a tag que será apagada. Escolha a opção  Delete Tag.

delete-tag


Visualizando Tags
Em Repos > Tags você pode visualizar todas as Tags criadas. Utilize o filtro de busca para encontrar pelo nome. Em repositórios com um grande número de Tags, este recurso pode ser bem útil.

tag-repos

Criando branch a partir da Tag
Outro recurso interessante é a criação de uma nova branch a partir de uma Tag. Para isso, acesse Repos > Tags, clique em + New branch. Especifique o nome e work items a serem vinculados.

new-branch-tags

Veja que a branch foi criada no seu repositório, conforme as configurações realizadas.

branch-tags