Já iniciamos a Jornada DevOps e os seus benefícios para as organizações. E como avaliar então o progresso destas iniciativas e a das práticas DevOps em seu processo? As M-É-T-R-I-C-A-S são fundamentais para um direcionamento adequado dos três pilares do DevOps: pessoas, processos e ferramentas.

O livro Continuous Delivery – Jez Humble e David Farley – exalta a importância da visibilidade dos resultados: “Feedback is at the heart of any software delivery process. The best way to improve feedback is to make the feedback cycles short and the results visible. Measure what really matters… Once you know the cycle time for your application, you can work out how best to reduce it. You can use the Theory of Constraints to do this“.

by the book vale começar monitorando o Throughput (capacidade de vazão do time) com indicadores de frequência do deployment e lead time e a Stability (estabilidade destas implementações), verificando MTTR e taxa de falha em mudanças.

analise-desempenho-devops

Entre os principais benefícios das empresas High IT Performers estão: a evolução do time to market, melhor experiência do usuário, agilidade na resolução de problemas, etc.

beneficios-continuous-deployment
As métricas DevOps refletem este processo de continuous delivery, com foco em velocidade, qualidade e performance das aplicações. Ter um pipeline de publicações rápido e com poucas quebras em produção é o resultado esperado pelas empresas e um bom sinal de competitividade! Fica a recomendação de algumas métricas:

  • Velocidade: frequência de deploymentlead time, cycle time, builds e performance (por recurso, release, etc.).
  • Eficiência operacional: tempo de deployment, MTTD (Mean time to detection), MTTR (Mean time to recovery), disponibilidade e custo por release.
  • Qualidade: taxa de falha em mudanças, taxa de sucesso de deploy, cobertura dos testes automatizados, bugs e incidentes.
  • Efetividade organizacional: uso das aplicações e tráfego, custo das releases,  valor para o negócio – custo por release, estórias entregues, etc.