Após a introdução do framework SAFe (Scaled Agile) e de duas importantes reuniões – Scrum of Scrums e PO Sync, chegou a hora de falar sobre a System Demo, outro evento  imprescindível em projetos ágeis de larga escala, que provêm visibilidade das features entregues pelos times no ART (Agile Release Train).

System Demo é uma demonstração do trabalho realizado por todos os times durante a última iteração (Sprint). Um ótimo meio de coletar feedbacks e validar as dependências. Portanto, mantenha ativo o processo de CI (Continuous Integration) no seu time para facilitar as publicações e apresentações do sistema.

continuous-deployment-azure-devops
(exemplo do processo de Continuous Deployment no Azure Devops)

A integração dos sistemas, componentes, etc. no cada final de Sprint pode exigir capacidade e custo de transação inaceitável. Por isso, se você trabalha em estágios iniciais de CI, evolua gradativamente o CI e automação de testes para diminuir o custo de futuras integrações.

Figura: otimização de custo de “curva em U” para os esforços de integração

Algumas características sugeridas para a System Demo:

Frequência: a cada duas semanas, após a conclusão da Sprint.
Duração: o timebox sugerido para este evento é de uma hora. O tempo curto e direto ao ponto mantém o envolvimento de pessoas chaves na reunião.
Participantes: PM (Product Managers) e PO (Product Owners); um ou mais membros do time de sistemas; BO (Business Owners), Arquiteto, Infra e stakeholders necessários
Facilitador da reunião: PM (Product Managers) e PO (Product Owners)

E um roteiro sugerido para a System Demo:

1. Visão de produto: Epic > Feature > User Story. É importante cada time trazer um rápido overview do produto a todos presentes na reunião.

user-story

2. A representação das histórias e a carga realizada na Sprint. Também recomendo demonstrar se o critério de aceitação foi obtido.

sprint-story

3. E por fim, dedicar o maior tempo na demonstração do sistema em funcionamento no ambiente de homologação. Percorrer as featuresuser stories entregues na última Sprint e compartilhar se a DoD (definition of done) foi cumprida.

blog-leonardo.png

A última System Demo de cada PI (Program Increment) exige uma estruturação maior, percorrendo todas as features desenvolvidas naquela PI. Em geral, este evento acontece na I&A (Inspect and Adapt) e orienta o progresso daquela PI. Outras recomendações para uma boa System Demo:

  • Demonstrar somente aplicações testadas (evitar apresentação de slides)
  • Dividir a responsabilidade entre os líderes de desenvolvimento e os POs durante a demonstração.