SpecFlow é um ótimo recurso para trabalhar com a gestão e execução automática dos testes de aceitação human-readable (sintaxe Gherkin que possui uma linguagem facilmente compreendida e acessível ao time do projeto) no ciclo de desenvolvimento de sistemas. É considerado o Cucumber do .Net.

SpecFlow

A ferramenta é open source BDD (Behavior-driven development)/ATDD (Acceptance test–driven development) e utiliza o analisador Gherkin. Possui suporte ao framework .Net, Xamarim e os de testes MSTest, NUnit e xUnit 2. Também faz a integração com o Visual Studio.

specflow

Adicionalmente, o SpecFlow+ é um recurso para integração com o Test Explorer do Visual Studio, Excel, LivingDoc, entre outros. Neste post, vamos ver o uso da extensão do SpecFlow+ LivingDoc no Azure DevOps e como auxiliam a construir uma documentação “viva” do sistema. Os arquivos Gherkin podem ser visualizados diretamente no Azure DevOps.

O passo inicial é acessar o Marketplace (Visual Studio) e baixar o SpecFlow+ LivingDoc e o Report Generator for SpecFlow. Em seguida, adicione a uma etapa do Build Pipeline.

specflow-tasks

Nas configurações do SpecFlow+, referencie o projeto criado no Visual Studio. Veja como criar como o SpecFlow no Visual Studio. Em seu projeto, você irá descrever a feature e o cenário de teste.

specflow-tasks-vsts

Por fim, acesse a área Test Plans > SpecFlow+ no Azure DevOps. Veja as informações disponíveis do uso do SpecFlow nos Builds. Ao lado direito da janela, você poderá manipular a licença de uso, que inicialmente estará em “evaluation mode”.

specflow-licence