Continuando nossos artigos sobre Devops, vamos comparar as principais ferramentas  de Gerenciamento de Configuração que apoiam a automação da infraestrutura na sua empresa: Puppet, Chef, Ansible e SaltStack. As ferramentas de CM são projetadas para instalação e configuração dos servidores.

Já as soluções de Orquestração como CloudFormation e Terraform são projetadas para provisionar os servidores. Atualmente, as soluções passaram a incorporar os dois recursos (configuração e orquestração). A gestão eficiente considera a operação em larga escala, complexidade de  configuração, distribuição de recursos, desempenho, confiabilidade, compliance, etc.

Veja um resumo comparativo entre eles:
CM-tools

Imagem relacionada Ansible
Plataforma de gestão da configuração, orquestração, provisionamento simplificado, deployment de aplicações e workflow automatizado para CD. Permite comandos em YAML e oferece modelos push para a execução sequencial dos módulos de comando (com segurança SSH). Não exige agentes em todos os sistemas.

A orquestração é um diferencial por trabalhar com atualizações contínuas (de zero  downtime) para aplicações de várias camadas. Site: https://www.ansible.com/

Resultado de imagem para chef logo devopsChef
Plataforma de automação da infraestrutura, cloud (flexível) e DevOps workflow. Permite a instalação de aplicações em VMs e containers. A arquitetura utiliza o modelo master-agent (com respostas via SSH), abordagem pull e execução sequencial.

O diferencial é a estabilidade em deployments de larga escala. Site: https://www.chef.io/

Resultado de imagem para puppet logo Puppet
É uma solução de orquestração de deployments, provisionamento automatizado e automação da configuração para aplicações distribuídas e infraestrutura. Dispõe de templates DSL (Domain Specific Language) e ERB (Embedded Ruby) para criar arquivos Puppet. Site: https://puppet.com/.


Resultado de imagem para SaltStack logo devops SaltStack

Projetada para orquestração e automação de CloudOps e ITOps. Possui recursos de monitoramento, continuous code integrationdeployment. Utiliza YAML, modelo push e execução de comandos via SSH. Suporte aos modelos master-agent e descentralizado.

O diferencial é que habilita a comunicação de baixa latência e alta velocidade para coleta de dados. Site: https://saltstack.com/.