Como está a publicação de suas aplicações? Os testes estão sendo executados? Incluindo os testes manuais e automatizados? As boas práticas como BDD (behavior driven development) ou TDD (test driven development) estão incorporadas no seu time de desenvolvimento? Há prática de teste unitário e verificação de cobertura do código no Build? E o engajamento? Os desenvolvedores já possuem uma visão clara dos benefícios? Ou a gamificação ajudou a alavancar a cultura de testes?

Vamos falar aqui sobre o Plano de Testes do Azure DevOps e como utilizar os testes exploratórios e automatizados no ciclo de vida da aplicação. Antes, sugiro a leitura destes artigos (links marcados) para melhorar o entendimento e aplicabilidade dos recursos.

Acessando o Azure DevOps, na área de Test Plans, podemos ver todos os planos de testes criados e a associação com os work items. A opção Run permite executar os roteiros e sinalizar se cada etapa foi bem sucedida ou não. Ainda no Test Case (tipo do work item criado quando trabalhamos no Test Plans), podemos abrir tarefas do tipo bug associado ao work item e encontrado durante a realização do teste.

test-plan-vsts.png

Veja o Test Case criado com cada etapa que será testada. A ferramenta armazena o resultado de cada etapa. Basta confirmar como pass | fail | block durante a execução dos testes. Também é possível visualizar a qual work item o Test Case está associado (Related Work). No exemplo abaixo, abrimos o work item para visualizar a tarefa e o plano de teste associada a ela.

work-item-test-case.png

Após a execução dos testes, seja manual como mostramos, ou automatizados, a área de Test Plans > Runs demonstra o resultado da execução destes testes. Além do resumo, podemos visualizar o resultado de cada etapa dos testes, adicionar comentário e anexo ao Test Case.

test-lans-runs.png

A configuração dos testes automatizados (considerando os testes unitários do projeto) foi feita nas etapas do Build Pipeline, referenciando o caminho do projeto de testes.

build-test

E o resultado do teste automatizado (vinculado ao processo de Build) também fica disponível em Test Plans > Runs. A guia Test Results exibe o status dos testes que foram criados no projeto de teste durante o desenvolvimento.

test-runs-vstest