Como você gerencia a dependência das atividades entre seus times? Ou até mesmo dentro do próprio time? Quando abordamos ágil em larga escala utilizando o SAFe e Azure DevOps nos projetos, vimos a importância de gerenciar as dependências e como os eventos de PO Sync e SoS (Scrum of Scrums) podem apoiar neste ponto.
O Azure DevOps possui o recurso Link no Work Item que permite referenciar:
Work items –com– Work items
Work items –com– Test cases (Test cases –com– Test items e Test results)
Work items –com– code-related objects (branches, commits, pull requests, etc.)
Git code-related objects –com– builds
Work items –com– link na web
Work items –com– Diagramas de arquitetura
Imagem: Docs Microsoft
Link entre Work Items
As referências podem então ser utilizadas para gerenciar as dependências entre as atividades. O link Predecessor-Successor define que o work item precisa ser concluído antes do início de outros (muito utilizado quando o plano de trabalho é feito no Project). O link Related é utilizado para relacionar work item do mesmo nível com features que se sobrepõem (por exemplo entre user stories) ou em diferentes projetos / times.
Em Boards > Sprints podemos visualizar as referências criadas. Para isso, adicione a coluna “Related Link Count” e será exibida a quantidade de links daquele work item. Clicando no próprio work item (exemplo: user story 01), podemos visualizar quais são os work items relacionados a ele.
Quando há mais de um work item aberto com o mesmo propósito, o link Duplicate ajuda a controlar os itens duplicados. Você pode manter apenas um ativo e identificar os demais como duplicate. O link Parent/Child é usado para quebrar work items em tarefas menores, por exemplo, features em user stories.
Ao adicionar uma nova Task na Sprint, se estiver abaixo de uma User Story, a relação (related work) do tipo Parent já é automaticamente criada entre a Task e a User Story.
Para mais detalhes sobre o uso de links e referências, recomendo este site da Microsoft: Link Type Reference.
Link entre Work items e artefatos de código e builds
Outro tipo de link interessante é relacionar os Work items com o código-fonte da aplicação. Isso ajuda o rastreamento e inspeção das modificações realizadas no código-fonte. O link pode ser feito no Work item com os artefatos (como demonstrado anteriormente) ou inserindo o ID do Work item em uma das operações suportadas pelo Git ou TFVC (commit, pull request, changeset, etc.).
Imagem: Docs Microsoft