Já abordamos em posts anteriores os temas – Habilitando o Continuous Deployment em empresas regidas por SOX e Change Management e DevSOXOps com Azure DevOps para discutir como as empresas regidas por compliance realizam frequentemente deploys de releases, em meio ao processo de change management.

Se por um lado, o Azure DevOps possui o Pipeline de Build e Release para criar as esteiras de implementação e gerenciar o ciclo de vida da aplicação, o ServiceNow é uma solução completa de IT Service Management, possuindo entre outros, o Incident Management, Problem Management, Change and Release Management, Request Management, etc.

Resultado de imagem para the visible ops

O livro The Visible OPS publica a implementação do ITIL em quatro passos práticos e auditáveis: 1) Core do ITIL 2) Processo de controle bem definido, mas que pode ser leve e ágil 3) O objetivo do processo e intersecções com DevOps 4) Buscar caminhos alternativos para atingir o objetivo esperado.

A Microsoft lançou a integração do Azure DevOps com o ServiceNow, incluindo a extensão do ServiceNow no pipeline de release. A ideia é reduzir os riscos associados ao processo de gestão da mudança, incorporando os benefícios de práticas DevOps como redução do tempo de deploy, intervenções manuais etc com os controles de gestão de serviços.

E assim, podemos por exemplo, criar uma nova requisição ou atualizar o status de uma change, utilizando o recurso de Gates do Azure DevOps. Vamos começar pelas instalações! Os primeiros passos são:

1. Instalação da extensão do ServiceNow no Azure DevOps

service-now-change-mgt-extension

2. Solicitar uma nova instância no ServiceNow Developers no ServiceNow. Esta instância deve ser non-developer.

service-now-developers

3. Instalação do App Azure Pipelines no ServiceNow. Necessita de HI credentials (algum administrador da conta no ServiceNow pode conceder esta permissão) ou ser Technology Partner Program.

service-now-store

E atribuir a permissão de x_mioms_azpipeline.pipelinesExecution ao usuário que será utilizado no Service Connection do Azure DevOps (para criar a conexão com o ServiceNow).

user-role-sn

E a Parte I encerra aqui… no próximo post vamos compartilhar as configurações necessárias no Azure DevOps e ServiceNow para concluir a integração.