Resumo do livro Hit Refresh – Satya Nadella

Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos

Acabei de ler o livro Hit Refresh do Satya Nadella, atual CEO da Microsoft e recomendo a leitura, pois é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a empresa, as decisões e mudanças ocorridas desde que ele substituiu Steve Ballmer em 2014. Nadella é indiano, trabalha na Microsoft desde 1992 e revela no livro sua paixão pelo críquete.

“Este é um livro sobre transformação, uma transformação que está se desenrolando dentro de mim e dentro da nossa empresa, impulsionada pela empatia e pelo desejo de empoderar as pessoas”, escreve Nadella. “Mas, ainda mais importante, é uma transformação que ocorrerá na vida de todos, à medida que vivemos a onda de tecnologia mais transformadora da história da humanidade”.

O livro está dividido em três momentos:

  1. Descreve a infância na Índia, suas lembranças pessoais, a mudança para a América  e sua carreira e ascensão na Microsoft.
  2. O início da transformação sem precedentes da Microsoft, da cultura ao cenário altamente competitivo e às parcerias do setor.
  3. O futuro além da Microsoft, chamada de a próxima onda de tecnologia e seus impactos na sociedade.

satya-nadella.jpg

Ao assumir como CEO da Microsoft, a empresa passava por dois grandes desafios: de um lado, a disputa pelo poder e a inovação que perdia espaço para a burocracia; de outro lado, o mercado de computadores que vinha perdendo espaço para os smartphones. Nadella revela posteriormente a ambiguidade na relação das empresas, por serem rivais e parceiras em negócios diferentes.

Com uma visão inovadora, Nadella vem produzindo mudanças significativas na Microsoft. As prioridades iniciais foram Cloud mobilidade, mantendo as pessoas constantemente conectadas de qualquer lugar. O Windows seguiu a mesma direção, mudando de um sistema operacional tradicional para um tipo de serviço. A empresa não podia mais estar associada apenas ao Windows.

microsoft-mobile-first-cloud-first

O livro compartilha projetos importantes e os executivos que trabalharam neles, destacando as negociações bilionárias para a aquisição das empresas Nokia e Linkedin. Algumas frases são marcantes em sua gestão, tais como “conectar a empresa com a missão de empoderar pessoas”, “criar uma cultura de crescimento”,  e “redescobrir a alma da Microsoft”.

Em alguns trechos, Nadella comenta sobre a privacidade de dados de usuários e defende a criação de leis para controlar solicitações a este tipo de informação. Também coloca o impacto positivo que a tecnologia podem gerar as pessoas, em especial as com limitações físicas.

Algumas reflexões do CEO que fizeram a diferença:

  • É impossível ser um líder empático sentado em atrás de uma tela de computador o tempo todo. Um líder empático deve estar no mundo, conhecer as pessoas onde vivem e ver como a tecnologia que criamos afeta suas atividades diárias.

  • Em um mundo onde a inovação é contínua e rápida, ninguém tem tempo a perder em ciclos desnecessários de trabalho e esforço. Ser direto com o outro é a melhor maneira de alcançar um acordo satisfatório da forma mais rápida possível.
  • Afinal, nossos produtos podem ir e vir, mas nossos valores são atemporais.
  • É insuficiente focar-se exclusivamente em si. Os líderes precisam inspirar otimismo, criatividade, compromisso compartilhado e crescimento em tempos bons e ruins. Eles criam um ambiente onde todos podem fazer seu melhor trabalho.
  • A liderança pode ser um negócio solitário ou um lugar ruidoso. Quando um líder entra na arena, especialmente na barulhenta câmara das mídias sociais, ele ou ela pode se sentir tentado a tomar decisões que resultam em uma gratificação instantânea. Mas é preciso olhar além do temporal, dando um desconto ao que alguém escreve em um tweet ou nas notícias de amanhã. O julgamento fundamentado e a convicção interior são o que espero de mim e dos líderes que me rodeiam.

Além da Microsoft, Nadella também compartilha a visão do futuro, inovação e o renascimento de uma sociedade estratificada. E como devemos ser impactados em breve  na forma como nos relacionamos entre as pessoas e empresas pela inteligência artificial, realidade mista e computação quântica.

microsoft-iot-investment

One thought on “Resumo do livro Hit Refresh – Satya Nadella

Comments are closed.