A aprendizagem contínua e a cultura livre de culpa são dois aspectos culturais que as organizações devem compreender melhor na adoção do DevOps. E como fazer acontecer? Como construir respeito e confiança, eliminando a culpa e hostilidade? Para que as pessoas sintam-se confortáveis para trabalhar juntas.
Trust Blockers:
- Falta de contexto
- Objetivos conflitantes
As organizações precisam evoluir com o auto diagnóstico e aperfeiçoamento. E assim, falhas ou problemas significa resolver e compartilhar os efeitos, tornando a resolução disponível para todos na empresa. Este sistema dinâmico nos permite assumir e aprender com os erros para evitar recorrências.
“Quando as respostas a incidentes e acidentes são consideradas injustas (buscando culpados), isso pode impedir investigações de segurança, causando medo, tornando as organizações mais burocráticas ao invés de mais cuidadosas, e criando segredos e autoproteção”.
Blameless Postmortens
É uma reunião que acontece (se possível) em até 48 horas após o incidente, visando identificar as falhas no processo para corrigi-las. Deixe um terceiro para executá-la. Blameless é não culpar as pessoas pessoas pelas falhas, sabendo das responsabilidades inerentes da função.
Algumas recomendações para a comunicação Postmortem:
- Admita a falha
- Soa como humano
- Tenha um canal de comunicação
- Seja autêntico
E um roteiro recomendado para a reunião é o seguinte:
- A descrição do incidente
- A causa raiz
- Como o incidente foi estabilizado ou corrigido
- Um timeline dos eventos, incluindo todas as ações realizadas
- Como o incidente afetou os usuários
- Remediações e ações corretivas
As técnicas do 5 Porquês (5 Whys) e o Diagrama de Ishikawa ajudam na análise da causa raiz e efeito dos problemas.
5 Porquês
Diagrama de Ishikawa
excelente artigo parabéns!
LikeLike