Em sua Jornada DevOps, certamente haverá muitos questionamentos sobre os benefícios do DevOps em sua organização. Já abordamos as mudanças na cultura da empresa, os três pilares (pessoas – processos – ferramentas), a estratégia de implementação e a visão 360 para gerar visibilidade de todas as áreas de conhecimento.
E quais são os motivos para adotar práticas DevOps? As empresas buscam maior eficiência nos resultados de TI e de negócio. O Report Puppet Labs indica que times utilizando práticas DevOps:
- Aumentaram a frequência dos deploys em 30 x
- Com lead time reduzido em 200 x
- Qualidade: redução em 60 x de falhas
- Recuperação de problemas 168 x mais rápido
* Pesquisa considerou empresas de diferentes tamanhos e segmentos
Por que as empresas investem em DevOps? Esta pesquisa da CA Technologies traz alguns estudos de caso, demonstrando os desafios, resultados e as principais razões das empresas investirem em DevOps. Vale a pena ler na integra.
Fonte: https://www.techvalidate.com/product-research/ca-devops/case-studies
O livro The Phoenix Project compartilha os principais benefícios de empresas que praticam Continuous Deployment (Implementação Contínua). Veja que empresas High IT performers possuem uma enorme de capacidade de implementação, obtendo assim os benefícios mencionados no quadro à esquerda.
Percebe-se então que os benefícios do DevOps são quantitativos e qualitativos. Sugiro fortemente manter estes benefícios claros e compartilhados na organização para apoiar a implementação das práticas DevOps e justificar o direcionamento de tempo e custo nesta área. Por fim, um resumo que gostaria de compartilhar sobre todos os benefícios:
- Velocidade: entrega contínua de novas funcionalidades (time-to–market) e resolução rápida de problemas
- Confiabilidade: baixa taxa de falhas; monitoramento e log das implementações
- Escalabilidade: a automação de processos e a infra as code possibilitam escalar as aplicações conforme demanda
- Melhoria na qualidade do código-fonte: não permite subir código ruim para produção
- Redução de Lead time
- Mais tempo para inovação (ao invés de corrigir e manutenção)
- Ambientes operacionais estáveis
- Integração entre as áreas de desenvolvimento e infra