O Mapa de histórias (story mapping) e Roadmap de produto

Neste post, vamos abordar a criação do Roadmap de produto e Mapa de histórias (story mapping). Antes, contextualizo alguns conceitos importantes a serem considerados na fase inicial de projetos ágeis, tais como: ciclo de projetos ágeis (fase de viabilidade e iniciação), gerenciamento orientado a valor e estimativas.

john-decoster-agile
John Decoster

Já vimos anteriormente sobre a abordagem de ciclo de projetos ágeis, recomendada em cenários de incertezas com relação aos requisitos, recursos e tecnologia. 

estratégia de entregas iterativas, curtas e incrementais, combinada com ciclos adaptativos, permitem mudanças ao planejamento e mitiga os riscos derivados do cenário complexo, apresentado na imagem ao lado.

Neste contexto, o gerenciamento orientado a valor permeia todo o ciclo e maximiza o valor de cada entrega dos times ágeis de forma antecipada. Na fase de viabilidade e iniciação (PMI ACP por Mike Griffiths) do projeto, recomenda-se deixar claro o objetivo geral do projeto e propósito do produto:

  • Business case: mesmo em projetos ágeis, cálculos de ROI, VPL e TIR ajudam a dirigir por valor de negócio.
  • Termo de abertura ágil: descreve em alto nível o objetivo do projeto, a proposta, o escopo e a abordagem.
  • Backlog inicial do produto: representa a visão do produto e evolui conforme o produto vai sendo utilizado pelos usuários. Geralmente, são escritos em user stories. A técnica de Lean Inception pode contribuir nesta elaboração.


Estimativas iniciais
cone da incerteza reflete que na fase inicial do produto, período de maiores incertezas, as estimativas são menos precisas. Por isso, em gestão ágil, tratamos as estimativas de forma cíclica, conforme há maior detalhamento.

cone-incerteza

Entre os tipos de estimativas, devemos considerar as funcionalidades desejadas, a complexidade e o esforço.

  • Estimativa de complexidade: utiliza pontos de complexidade para dimensionar o tamanho das user stories. A partir do tamanho de uma história (mais conhecida), utiliza-se valores relativos para comparar com as demais. Exemplo: determinado que a história “consultar cliente” possui 1 ponto, a história “cadastrar cliente” possui o dobro do tamanho?
    iteração
  • Estimativa por afinidade: agrupa itens em categorias similares. Esta triangulação oferece uma visão comparativa das estimativas. É aplicável quando há um grande número de histórias para serem estimadas.

Roadmap de produto
O Roadmap de produto é um artefato que combina os objetivos do negócio, as necessidades do cliente e as tarefas necessárias para atingir esses objetivos. É com ele que planejamos e  comunicamos a visão de futuro do produto aos interessados.

O objetivo é alinhar diferentes visões, organizando as ideias de desenvolvimento do produto, definindo prioridades e agregando o máximo de valor ao seu negócio. Auxilia em questionamentos da evolução do produto “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?” e outros aspectos:

  • Visibilidade do desenvolvimento e liberação de produtos
  • Facilita a comunicação dos interessados em relação a priorização e disponibilidade de novas funcionalidades

product-roadmap.png

Mapa de histórias (story mapping)
User Story Mapping é um mapa que organiza as histórias de usuário em um modelo que ajuda a compreender a funcionalidade do sistema, a identificar falhas no seu backlog, e a, efetivamente, planejar releases holísticas que oferecem valor aos usuários e ao negócio a cada versão”. Jeff Patton – The New User Story Backlog Is a Map.

É a big picture utilizada pelos times ágeis quando precisam visualizar roadmaps de produtos de alto nível e planos de releases. Expõe uma visão da forma como o trabalho vai ser desdobrado em três elementos:

  • Backbone (user activities): os temas que o usuário será capaz de executar com o fluxo de trabalho.
  • Walking skeleton (user tasks): são as tarefas que suportam o backbone. 
  • Histórias de usuário: representa a quebra das histórias que permitem a conclusão das tarefas.

story-mapping

Veja agora em um exemplo prático do blog how to prioritize a User Story Map. Podemos ver a USM (User Story Mapping) e o passo a passo mapeado para histórias e releases.

usm-prioritize.png

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s