Há algum tempo, venho recebendo perguntas de algumas pessoas sobre a minha sugestão de leitura para aprofundar os conhecimentos em DevOps. Então, decidi compartilhar um resumo dos principais livros que li nesta minha jornada e assim, facilitar a escolha de qual caminho você pode dedicar seu tempo de estudos.

Segue abaixo minhas leituras recomendadas em DevOps e SRE:

continuous-delivery

Continuous Delivery
Escrito por Jez Humble e David Farley, considero o melhor livro para compreensão de conceitos DevOps. A parte I descreve configuration management, continuous integration e estratégia de testes. Na parte II, o Deployment Pipeline com Build, deploy e testes automatizados. A parte III aborda a gestão de infra e ambientes, dados, componentes e versionamento. Para iniciar, veja o resumo do livro.

 

book-the-phoenix-project The Phoenix Project
O livro traz uma história fictícia para apresentar um cenário de TI, considerando a complexidade e o uso do DevOps neste contexto. Ela é centrada em Bill (gerente de TI) que recebe o desafio do CEO para organizar o fluxo de trabalho e simplificar a comunicação entre os departamentos em 90 dias. Também aborda métricas e empresas low / high performers.

 

book-the-visible-ops

The Visible OPS
Publica a implementação do ITIL em 4 passos práticos e auditáveis. 1) Core do ITIL com práticas de sucesso e um roadmap de como implementá-lo; 2) Apresenta processos de controle bem definidos e que pode ser leve e ágil; 3) Aplicabilidade do ITIL e como seria realizado com as práticas DevOps; 4) Buscar caminhos alternativos para atingir o objetivo esperado (Chaos Monkey).

 

book-devops-handbook The DevOps Handbook
Aborda as melhores práticas pelos líderes do movimento DevOps. É um guia completo com recomendações de como integrar a gestão de produto, práticas DevOps e sistemas.  Também incentiva a competitividade na equipe e rentabilidade da empresa, trazendo a experiência de empresas como Amazon, Etsy e Netflix. Por fim, vale pelo direcionamento de como se tornar relevante no marketplace.

 

book-effective-devops Effective DevOps
Práticas para alinhamento em DevOps na organização e foco nos quatro pilares fundamentais da cultura com vários estudos de caso. Estas abordagens contribuem na quebra de silos de informação para melhorar a colaboração entre equipes. São elas: colaboração individual | afinidade dos times | ferramentas | DevOps em escala.

 

book-release-it Release It!
O livro escrito por Michael T. Nygard (programador e arquiteto) visa compartilhar a experiência prática em deploys de aplicações para a produção. O foco é em relação a arquitetura, fator multiplicador (negligência com recursos – usuários, sessão, etc.) e fator limite (custo e prazo com recursos novos).

 

book-lean-enterprise Lean Enterprise
É um guia prático que apresenta os princípios e padrões Lean e Ágil para conseguir responder rapidamente a mudanças de mercado. A parte I aborda estratégia, cultura e o ciclo de vida das inovações. Na parte II, verificar as ideias (coletando dados) e ser orientado a valor. A parte III foca na exploração das ideias validadas, e a parte IV como as empresas criam ambientes de aprendizado e experimentação.

 

book-SRE Site Reliability Engineering
Teoria e prática do SRE, compartilhando como o Google trata sistemas em produção. Também aborda a gestão do Google em relação a treinamento, comunicação e reuniões. As ferramentas APM e feedbacks loops são destaques pela contribuição em análises, métricas e identificação de gargalos e lentidões.

 

book-leading-transformation Leading the transformation
Por conta da importância do desenvolvimento de software nas organizações e as melhorias requeridas neste processo. Cita a transformação digital na Amazon e Google, aplicando Ágil e DevOps e os benefícios obtidos com a entrega mais rápida das aplicações. Foca na eficácia das equipes e na criação de uma estrutura clara para melhorar o desenvolvimento e a entrega.