No último post – Leituras recomendadas: Livros de DevOps e SRE – fiz um resumo dos principais livros que ajudam a alavancar seus conhecimentos em DevOps. Este, sem dúvida, é um bom ponto de partida na compreensão de conceitos e aplicabilidade das práticas.

Vale verificar o teu propósito de aprendizado com base nos três pilares do DevOps – Pessoas, Processos e Ferramentas, pois existem diversas áreas de conhecimento a profissionais de DevOps (alguns mais direcionados a área técnica e outros a gestão). Em ferramentas, sugiro iniciar por algumas destas áreas de conhecimento:

  • Sistemas Operacionais: Linux, Windows
  • IaaS Providers: Microsoft Azure, Google Cloud e Amazon Web Services
  • PaaS Providers: CloudFoundry, Pivotal Cloud Foundry (PCF) e Heroku
  • Virtualização: VMWare, Hashi stack e Oracle VirtualBox
  • Gestão da Configuração: Puppet, Chef, Ansible e SaltStack
  • Integração Contínua e Build: Jenkins, Bamboo, Travis e Concourse
  • Ferramentas de Versionamento: GIT (GitHub, GitLab, BitBucket), SVN
  • Container e orquestração: Docker, rkt; Kubernetes, OpenShift
  • Application Performance Monitoring (APM): NewRelic, AppDynamics, Splunk, DataDog e Dynatrace
  • Log Analysis & Monitoring: ElasticSearch, Logstash, Kibana(ELK)

Cursos
Alguns cursos, em modalidade online ou presencial, podem contribuir nesta jornada de aprendizado e a praticar algumas ferramentas.

linkedin-learning Linkedin Learning
É um ambiente de aprendizado pago, mas possui cursos interessantes. Possui conteúdo técnico em aplicação de ferramentas, mas também de overview das práticas DevOps e áreas de conhecimento.
4linux

4Linux
Curso de formação DevOps que combina prática e dinâmica. Foco em containers (Docker), GC com Puppet , provisionamento em Ansible e automação com Jenkins e Rundeck, Clouds Privadas com Openstack.

Estabilis
A Estabilis oferece treinamento DevOps Foundation e Professional que podem servir de preparação também para a prova de certificação da EXIN. Possui conteúdo teórico, prático e estudo de caso.
TI Exames
O curso online da TI Exames de DevOps Professional traz conceitos de práticas DevOps e Ágil. O foco do treinamento é nas áreas de conhecimento, não utiliza aplicação de ferramentas.

Certificações
As certificações seguem a mesma linha. Existem algumas mais aderentes a um público de background técnico, com interesse em aprofundar conhecimentos em ferramentas. E outras certificações que avaliam os conceitos e áreas de conhecimentos de DevOps.

exin-devops

EXIN DevOps
O Professional foca no The Three Ways, controle de mudanças e compliance. Já o Master, na combinação de princípios, conhecimentos e habilidades práticas.

azure-certified Azure DevOps Engineer Expert
▫Design a DevOps strategy
▫Implement DevOps development processes / CI / CD / dependency management / infrastructure / continuous feedback
aws-certified AWS Certified

Entre o Fondational até o Specialty, há diferentes cursos que são bem interessantes como DevOps Engineer e Cloud Practitioner.

certiprof-devops CertiProf
Esta certificação avalia os conceitos iniciais de DevOps. A estrutura engloba a introdução, conceitos, outras práticas recomendadas, cultura e ferramentas.
itcerts Itcerts
Possui a certificação DevOps Essentials, InfoSec Foundation e Cloud Security Foundation. Todas juntas certificam em DevOps Security (SecDevOps).
DevOps Certification.org
▫Certified DevOps Generalist
▫Certified DevOps Executive
▫Certified DevOps Project Manager

▫Certified DevOps Engineer
▫Certified DevOps Release Manager
▫Certified DevOps Information Security Engineer

▫Certified DevOps Trainer
▫Certified DevOps Coach

DevOps Institute
▫DevOps Foundation, Leader e DevSecOps Engineering
▫Continuous Delivery Architecture, DevOps Test Engineering, Value Stream Mapping for DevOps
▫ITSM for DevOps