Pitch – apresentando o seu negócio

O Pitch iniciou fortemente no mundo das startups, e vem ganhando espaço nas empresas por propiciar um modelo muito direto de apresentação de ideias do negócio a investidores, parceiros e clientes.

Além de ser aplicável a outros cenários, como por exemplo, substituir o Business Case para iniciação de um projeto, e não somente a apresentação de ideias de negócio. Há pelo menos três pitchs muito utilizados no mercado:

  • Elevator Pitch: “discurso de elevador” que ajuda a elaborar uma apresentação rápida do negócio. O livro Quality is Still Free conta o uso da técnica para provocar as mudanças desejada.
  • One-sentence Pitch: forma sucinta de descrever o seu negócio – o propósito da empresa, mercado, problema e diferencial.
  • Pitch Deck: slides que dão suporte a apresentação.

Existem alguns modelos para construir o Pitch. Em geral, a apresentação deve ser realizada em 15-20 minutos e ter o conteúdo suficiente para atrair o interesse de investidores.

1. Quem somos
Overview da equipe, mentores, parcerias e patrocinadores. Este ponto é muito importante, pois os investidores consideram toda a história e credibilidade dos sócios fundadores. Também compartilhar o nome da empresa, logomarca, etc.

profile

2. O Problema
Aqui é importante descrever o problema a ser resolvido. Qual é o mercado? Quem é afetado? Quão profundo é o problema.

problema-resolvido

3. A Solução
Um resumo da solução proposta. O que é seu produto e serviço? Como funciona? E o foco da empresa.

solucao

4. Modelo de negócios e investimento
Descrever o modelo de receita da empresa, como será a cobrança dos produtos e serviços, incentivos oferecidos aos clientes. A visão financeira (CAPEX e OPEX) e produtos que serão oferecidos para gerar a receita da empresa.

modelo-receita

financeiro

5. Mercado
Aproveite para trazer bons insights do mercado. Qual a oportunidade do negócio, mercados potenciais, perfil do consumidor e tamanho do mercado.

mercado.jpg

6. Concorrência
Quem são os concorrentes? Trazer os principais players de mercado e como o teu negócio pode ser impactado com eles. Quais os seus pontos fracos a serem melhorados?

concorrentes.jpg

7. Estratégia de crescimento
Qual a projeção de crescimento para o seu negócio? Qual o volume de vendas e usuários esperados para os próximos meses/anos?

estrategia-crescimento

8. Planos futuros
É possível explorar novos modelos de receitas? E as evoluções do produto e serviço oferecido? O Business Model Canvas pode apoiar na estruturação do modelo de negócio da sua empresa.

business-model-canvas

9. Saída
Por fim, compartilhe as principais saídas do negócio, identificando quem são os potenciais compradores do seu negócio e outras formas do investidor ter saída.

saidas-negocio

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s