Organizações Exponenciais
Como a tecnologia acelerada está mudando as organizações… “Uma Organização Exponencial é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado aos seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”.
![]() |
A habilitação da empresa p/ informação, entrelaçado c/ o ritmo da inovação acelera ainda mais o crescimento, até que as mudanças passam a ser exponenciais. Este crescimento exponencial e a relação preço/desempenho dobra a cada um ou dois anos. |
PMT – Propósito Máximo de Transformação
É muito comum encontrar o Proposito Transformador Massivo (PTM) em organizações exponenciais. O PTM é uma declaração do propósito da organização, ou seja, o motivo da existência do negócio. Na famosa organização TED, por exemplo, ideias que merecem ser espalhadas.
Este propósito singular é fundamental para desenvolver a capacidade de expandir e o mindset exponencial. Outros aspectos como o uso de tecnologias sociais, criação de equipes multidisciplinares, cultura de experimentação e aprendizado, inteligência artificial, métodos ágeis e práticas DevOps colaboram ao crescimento exponencial.
Existem cerca de 10 atributos comuns, agrupados dois lados:
- Lado esquerdo: do acrônimo em inglês IDEAS, representa elementos de controle, ordem e estabilidade.
- Lado direito: do acrônimo em inglês SCALE, representa elementos de criatividade, crescimento e incerteza.
Lean Startup
O Lean Startup adapta os conceitos da lean manufacturing (Toyota – Taiichi Ohno), com base em tamanho de lotes menores e produção just–in-time, evitando construir algo sem valor (validated learning). Value Vs Waste.
Value Vs. Waste – “Lean thinking defines value as providing benefit to the customer; anything else is waste”. So, validated learning is backed up by empirical data collected from real customers, the essential unit of progress for startups. “Success is not delivering a feature; success is learning how to solve the customer’s problem”.
O Build-Measure–Learn loop e a validação de ideias no mercado (variação do usual Kaizen PDCA):
|
![]() |
Entre os principais benefícios da experimentação:
- Aprendizado contínuo
- Investimento direcionado
- Validação de hipóteses são mais valiosas que previsões de mercado ou business plan
Case Studies
O caso das empresas Zappos e Dropbox foram exemplos do uso da experimentação, onde as empresas interagiram com os clientes e aprenderam sobre suas necessidades.
![]() |
Zappos (adquirida pela Amazon em 2009): a interação com os clientes e o aprendizado de suas necessidades através de experimentações foram essenciais. |
O vídeo demonstrativo de três minutos da tecnologia Dropbox que sincroniza os arquivos, e levou centenas de milhares de pessoas ao site. Validação da suposição pelo número de inscrições; não porque o disseram em um grupo de foco ou por causa de uma analogia promissora com outro negócio. |
![]() |