Além de lidar com os Desafios organizacionais em entrega contínua – time-to-market e exponencial, as empresas também recorrem as práticas DevOps para manterem-se competitivas em Continuous Delivery, disponibilizando novas releases o tempo todo no mercado para validação de hipóteses (conceito explorado no Build-Measure-Learn-Loop do Lean Startup).

Mesmo em cenários completamente diferentes, as startups e as empresas grandes realizam análise financeira (de acordo com o seu modelo) para justificar o investimento em novas iniciativas. Para criar novos produtos, o racional geralmente é justificado pela aquisição de novos clientes, aumento de receita, market share, entre outros.

Já em investimentos que visam melhorias nos processos internos, como por exemplo, métodos ágeis e práticas DevOps, as empresas se deparam com a seguinte pergunta: qual o problema a ser resolvido? Muitas vezes são retornos qualitativos, necessários para aumentar o valor do negócio.

O problema a ser resolvido
As empresas tradicionalmente possuíam na área de TI uma equipe de operações com a responsabilidade de manter os ambientes estáveis e resilientes (qualquer alteração deve ser feita com muito cuidado). E outra equipe de desenvolvimento que precisa responder rapidamente às necessidades do negócio. E ambas precisam contribuir para o sucesso do negócio!

devops-problema-ser-resolvido

Entre os principais problemas de equipes que não adotaram DevOps estão:

bug-fix▫Erro manual é comumente identificado com causa raiz

▫Defeitos são liberados a produção, causando interrupções

▫Incapacidade de diagnosticar problemas em produção rapidamente

▫Problemas em um ambiente específico

▫Blame shifting / finger pointing

▫Dificuldade em colocar releases em produção

E por que as empresas investem em DevOps?
O  TechValidate traz alguns estudos de caso de grandes empresas, tais como Grupo Boticário, Santander e HMS. Ele descreve os desafios e resultados de cada organização ao adotar práticas DevOps. Na imagem abaixo, os principais motivos do Boticário e Santander estarem investindo em transformação com DevOps:

investimento-devops
Fonte: https://www.techvalidate.com/product-research/ca-devops/case-studies