Timeline DevOps e Gartner Hype Cycle

Nos posts recentes, descrevemos alguns cenários de Transformação digital – análise e tendências e os Desafios organizacionais em entrega contínua – time-to-market e exponencial. Evoluir em práticas DevOps é uma prioridade comum para as empresas com foco em crescimento e inovação.

E como surgiu o uso do DevOps nas empresas? Qual era o problema a ser resolvido com a adoção destas práticas? Criei então um timeline com os principais marcos e evoluções que fizeram o DevOps estar presente no Gartner Hype Cycle (em 2015) e na agenda de estratégia das principais empresas.

timeline-devops

  • 2007: primeiras iniciativas em um projeto de migração de data center. Patrick Dubois (Bélgica) propõe a criação de um time de DevOps para melhorar a integração e eficiência entre o time de desenvolvimento e operações, pois havia um grande gargalo um problema na cadeia de entrega.
  • 2008: Patrick Debois apresenta na Agile Conference (Toronto/CA) um modelo para solucionar os conflitos entre as áreas de desenvolvimento e operações de TI, com foco em dar mais agilidade à área de infraestrutura.
  • 2009: Allspaw & Paul Hammond apresentam no Velocity (San Jose/CA) 10+ Deploys per daypropondo um novo modelo operacional para atender as mudanças nos negócios. E assim, mudar a forma: Dev’s job is to add new features; Ops job it to keep the site stable and fast”.
  • 2011-2012: líderes do setor de software (IBM, CA Technologies, etc.) aumentam a presença de DevOps tools no mercado empresarial.
  • 2013: o livro The Phoenix Project, entre outros, traz conceitos de CI (Continuous Integration), CD (Continuous Delivery e Deployment), fundamentais para a propagação das práticas até hoje.
  • 2014: começa a gerar impacto positivo na área de TI – benefícios do DevOps.
  • 2015: presença no Gartner Hype Cycle.

Gartner Hype Cycle
O hype cycle identifica cinco estágio no ciclo de vida tecnológico. Em 2015, o DevOps estava em Peak of Inflated Expectations, fase caracterizada pelo uso de early adapters. E com projeção de 5-10 anos para atingir Plateau of Productivity e assim ser largamente implementada.

hype-cicle-devops

State of DevOps Report
O Report Puppet Labs indica que times utilizando práticas DevOps:

  • Aumentaram a frequência dos deploys em 30 x
  • Com lead time reduzido em 200 x
  • Qualidade: redução em 60 x de falhas
  • Recuperação de problemas 168 x mais rápido

state-of-report-devops-2015.jpg.png* esta pesquisa considerou empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s