Já discutimos sobre o uso do Azure DevOps como plataforma de ciclo de vida do desenvolvimento e a estruturação do backlog na ferramenta (Epic – Feature – User Story – Tasks) de acordo com o seu process template.
Na área de Boards do Azure DevOps, temos alguns novos recursos no Marketplace para apoiar a visualização e gestão das atividades dos times. Selecionei três deles que são bem interessantes:
- Feature timeline and Epic Roadmap: ajuda a visualizar os work items do projeto no calendário das Sprints, criando a visão de Roadmap.
- Visualize work item relationships: demonstra o backlog de forma estruturada, de acordo com a estrutura de dependências (parent – child – etc.) definida.
- Personas: cria as Personas para ajudar os times a construir as coisas certas.
Crie então a estrutura do seu Time de Projeto no Azure DevOps (Boards > Backlogs). Veja na imagem abaixo que a relação entre Epic – Feature (Requirement) – User Story é de Parent.
Feature timeline and Epic Roadmap
Após a estruturação do backlog, ainda em Boards > Backlogs, veja que as guias de “Feature Timeline” e “Epic Roadmap” foram criadas (após a instalação da extensão do Marketplace). A visão é das User Stories em relação a Sprints que serão desenvolvidas. Este roadmap ajuda o time a visualizar a entrega das funcionalidades do projeto.
Visualize work item relationships
Após a instalação da extensão no Marketpace, acesse as opções do Work Item (conforme imagem abaixo) e utilize Visualize. Em seguida, veja que será exibido a estruturação do seu backlog, bem semelhante ao FBS (Feature Breakdown Structure), muito utilizado para ajudar o time a melhorar a compreensão do produto e requisitos.
Personas
Por fim, a criação de Personas ajuda a representar o usuário no sistema, descrevendo seu papel e necessidades. Instale a extensão do Marketplace (conforme link no início do artigo) e acesse o novo recurso “Personas” que será exibido, conforme abaixo.
Clique em + Add para adicionar uma nova Persona. Preencha o Nome, Tag, Descrição e Foto conforme necessidade do projeto.
Após ter criado a Persona, você consegue utilizar e vincular em qualquer Work Item. No exemplo abaixo, estamos associando quais Personas são afetadas pela aquela atividade.