Digital Engagement- Sistema de registro e engajamento

Continuando a abordagem do Bi-modal Gartner, outro conceito importante e mencionado no livro The DevOps Handbook é o Sistema de registro e engajamento. Entre os quatro fluxos de valor estão:

  • Serviço virgem: uma nova iniciativa de software.
  • Serviço abandonado: produtos que já atendem a clientes e estão no mercado há anos.
  • Sistema de registro: centralizados para gerenciar uma única fonte de dados na organização. Contém todo o suporte para a entrega de valor ao cliente . Inclui o gerenciamento dos dados, transações, segurança e privacidade.
  • Sistema de engajamento: interage diretamente com o cliente. Incentivam a interação dos clientes e usuários com a organização por meio de apps, portais colaborativos, etc.

E assim, segundo o conceito de TI Bimodal de Gartner (prática de administrar dois estilos de trabalho separados, mas coerentes: um focado na previsibilidade, o outro na exploração), classifica o sistema de registro e engajamento na seguinte tabela:

Sistema Tipo Bimodal Ritmo de mudanças
Registro Modo 1: fazer direito com foco em estabilidade e confiabilidade Mais lento e costumar ter requisitos normativos e conformidade
Engajamento
Modo 2: fazer rápido com foco em flexibilidade e inovação Mais rápido e permite experimentos em ambientes incertos

Enquanto no sistema de registro, a vantagem é lidar com tarefas burocráticas e demoradas, como conformidade, segurança e privacidade (por exemplo utilizando a telemetria e automação para gerar as evidências), por outro lado, o sistema de engajamento demonstrará a confiabilidade da inovação em ciclos de entregas rápidos, por exemplo, novas funcionalidades que melhoraram a conversão de clientes em 40% no e-commerce da empresa.

Samoore contextualiza que o engajamento digital certamente inicia com os sistemas de engajamento (as tecnologias que permitem aos usuários interagir com a organização), conectando aos sistemas de registro que mantêm os dados sobre a pessoa e sua história com a organização. Os sistemas de insight por fim executam as análises para apoiar essa individualização e tornar a interação relevante.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s