Azure DevOps x Zendesk – Integração com service hooks

O Service Hooks é um recurso interessante do Azure DevOps para habilitar ações, baseadas em eventos que acontecem nos projetos do Azure DevOps. Por exemplo, criar uma notificação no Slack (em algum grupo específico) sobre um deploy bem sucedido. Ele funciona da seguinte maneira:

  • Publisher: define um conjunto de eventos.
  • Subscriptions: recebe os eventos e define as ações (Actions) a serem tomadas. Os consumidores (Consumer) são serviços externos que podem executar suas próprias ações, ao ocorrer algum evento.

service-hooks

Há vários serviços disponíveis no Marketplace que permitem a integração com o Azure DevOps Services. Veja a relação dos principais abaixo:

services-azure-devops

Neste post, vamos abordar a integração do Azure DevOps com o Zendesk.

1. Criando os conectores

O primeiro passo é instalar o IntegrateCloud Connector for VSTS no Zendesk. Vá no Marketplace e execute a instalação.

instalacao-integrate-cloud-azure

Você irá precisar de um Token (do lado do Zendesk) para permitir a integração com o Azure DevOps. Acesse no Zendesk a [Engrenagem de Admin] > Canais > API e ative o acesso por token, conforme imagem abaixo. Salve este token.

API-zendesk

Feito isso, acesse o Azure DevOps e configure o Service Hook do Zendesk para permitir a manipulação dos work items externamente. Para isso, acesse Project Settings > Service Hooks e adicione um novo Serviço do Zendesk.

  • A tela seguinte solicita Area Path e Work Item Type desejado.
  • Na última tela, insira a conta, usuário e token gerado no Zendesk.

new-service-hooks

Também adicione um token do lado Azure DevOps para prover a autorização da configuração do Service Hook, feito acima. Acesse “Personal access tokens” e insira um nome para ele. Salve este token também.

token-service-hooks

2. Integração de work items

Na sequência, crie um novo ticket (ou acesse algum já criado) no Zendesk e configure a área de Aplicativos (lado direito da tela). Insira a URL da conta do Azure DevOps e o Token que acabamos de gerar no passo anterior.

ticket-zendesk

Feita a autenticação, a tela abaixo (do IntegrateCloud Connector for VSTS) irá aparecer. Preencha o Projeto (Area Path) e a  Sprint (Iteration) que deseja publicar esse work item. Salve a modificação.

integratecloud-connector-vsts

Veja que o ticket criado no Zendesk agora foi criado como work item (pode ser do tipo task / bug / epic / feature / user story) no Azure DevOps. Pronto! A integração entre os dois está funcionando.

board-azure-devops

Lembrando que o Service Hooks é um recurso para para habilitar ações, baseadas em eventos e que pode ser utilizado na integração com diversos sistemas (conforme mostrado no início do artigo). Aqui fizemos uma demonstração com o Zendesk.