Organizações Exponenciais – Resumo do livro

Neste resumo do livro Organizações Exponenciais – autores Salim Ismail/Michael Shawn Malone/Yuri Van – compartilho alguns aspectos importantes do estudo e como a tecnologia acelerada está mudando as organizações.

“Uma Organização Exponencial (ExO) é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado aos seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”

exemplos-exponenciais

A habilitação da empresa para informação, entrelaçado com o ritmo da inovação acelera ainda mais o crescimento, até que as mudanças passam a ser exponenciais. Este crescimento exponencial e a relação preço/desempenho dobra a cada um ou dois anos.

O caso do Instagram por exemplo, com a mudança para a fotografia digital e a redução do custo marginal em tirar uma foto, que com o desenvolvimento linear da tecnologia, não apenas diminuiu o custo, mas caiu para zero.

Características principais das Organizações Exponenciais

O Propósito Transformador Massivo (PTM) é composta de 10 atributos, sendo 5 de ordem interna (SCALE) e 5 externos (IDEAS). E citando empresas como TED, Google e X Prize Foundation, organizações exponenciais que, quase por definição pensam grande, pois o contrário certamente não fará a empresa alcançar um rápido crescimento, devido ao modelo de negócio ser rapidamente superado e a empresa ficaria sem rumo.

PTM-exponenciais

 Características Externas: SCALE

  • Staff on demand: equipe sob demanda é essencial para a velocidade, funcionalidade e flexibilidade.
  • Community & Crowd: comunidade e multidão que são entusiastas apaixonados e contribuem com tempo e experiência
  • Algorithms: algoritmos que impulsiona a marca ou a empresa na web
  • Leveraged assets: ativos alavancados, como no caso da Apple que alavanca as fábricas e linhas de montagem da Foxconn
  • Engagement: engajamento com prêmios de incentivos, oportunidades, feedbacks, jogos e sistemas digitais de reputação. A Gamificação para capacitar as pessoas.

Lida com criatividade, incerteza e crescimento: integrando pessoas, comunidades, desenvolvendo algoritmos, uso de ativos e engajamento de pessoas.


Características Internas: IDEAS

  • Interfaces: filtragens e comparações, realizadas por algoritmos, que roteiam o output SCALE para as pessoas certas no momento certo. Ex.: UBER com a seleção de motoristas
  • Dashboards: acompanhamento das métricas das organizações com KPIs, OKRs, etc.
  • Experimentação: como em Lean Startup, a constante validação para reduzir os riscos
  • Autonomia: equipes auto organizáveis e multidisciplinares
  • Sociais: criam iterações horizontais em empresas verticalmente organizadas. Ex.: Yammer. A tecnologia social vem para reduzir a distância entre a obtenção da informação e a tomada de decisões, além de alavancar a formação de ideias. E a equação para o negócio social (Theo Priestley): Conexão + Engajamento + Confiança + Transparência

Lida com ordem, controle e estabilidade: ferramentas chaves do negócio, dashboards, processos de experimentação e estrutura e tecnologias sociais.


Organização Linear x Exponenciais
linear-exponencial


Implicações das Organizações Exponenciais

  1. A informação acelera tudo
  2. A corrida para a desmonetização
  3. A disrupção é a nova arma
  4. Cuidado com o especialista
  5. Morte ao plano quinzenal
  6. O menor vence o maior
  7. Alugue, não possua
  8. A confiança vence o controle e o aberto vence o fechado
  9. Tudo é mensurável e qualquer coisa é reconhecível

Para compra do livro, acesse:

One thought on “Organizações Exponenciais – Resumo do livro

  1. Eder Tavares says:

    As tecnologias sociais contribuiram muito no meu time. As decisões são alavancadas com uma comunicação mais imediata e transparente. O Trello e Slack são ferramentas que utilizamos.

    Like

Comments are closed.