Overview – Leading SAFe 5.0

Introdução

O framework SAFe 5.0 possui quatro configurações diferentes para prover a solução mais adequada para cada empresa. A Big Picture abaixo mostra a configuração Full SAFe, que é a mais abrangente, direcionada a soluções complexas com dezenas de equipes trabalhando para entregar o produto. Também há a configuração Essential, Large Solution e Portfolio SAFe.

O SAFe implementation roadmap descreve uma estratégia e um conjunto de atividades recomendadas para implementação do SAFe, com base em outros casos bem sucedidos. O Reaching the Tipping Point é o ponto inicial, pois não é nada fácil promover a mudança na maneira de trabalhar em uma grande organização.

1. Thriving in the Digital Age with Business Agility

O SAFe for Lean Enterprises concentra conhecimento, principios, praticas e competências para atingir Business Agility, implementando Lean, Ágil e DevOps em escala. As sete competências core do Business Agility:

  • Lean-Agile Leadership: direciona e mantém a mudança organizacional e excelência operacional, empoderando os times e pessoas.
  • Continuous Learning Culture: valores e praticas para continuamente aumentar o conhecimento, competência, performance e inovação.
  • Team and Technical Agility: descreve os skills, principios e práticas Lean-Agile usadas pelos times para criar soluções aos clientes.
  • Agile Product Delivery: abordagem customer-centric para definir, construir e entregar um fluxo contínuo de produtos e serviços de valor.
  • Enterprise Solution Delivery: como aplicar principios e práticas a especificação, desenvolvimento, operação e evolução de aplicações, redes e sistemas ciber-físicos.
  • Lean Portfolio Management: alinha estratégia e execução aplicando Lean e Systems Thinking
  • Organizational Agility: otimiza o processo de negócio, evolui estratégia e adapta rapidamente a organização a capitalizar novas oportunidades.

2. Becoming a Lean-Agile Leader

Embrace the Lean-Agile Mindset. Os principais tópicos dessa parte:

SAFe Core Values: Alignment, Built-in Quality, Transparency e Program Execution.

SAFe House of Lean: Respect for people and culture, flow, innovation e Relentless improvement. Value and Leadership.

SAFe Lean-Agile Principles

#1 – Take an economic view
#2 – Apply systems thinking
#3 – Assume variability; preserve options
#4 – Build incrementally with fast, integrated learning cycles
#5 – Base milestones on objective evaluation of working systems
#6 – Visualize and limit WIP, reduce batch sizes, and manage queue lengths
#7 – Apply cadence, synchronize with cross-domain planning
#8 – Unlock the intrinsic motivation of knowledge workers
#9 – Decentralize decision-making
#10 – Organize around value

Um destaque para o principio #10 – Organize around value que recomenda dedicar os esforços de desenvolvimento em torno do fluxo de valor de ponta a ponta. O dual operating system potencializa os benefícios da hierarquia existente, e também cria uma rede de fluxo de valor (as pessoas que precisam trabalhar juntas, alinhadas às necessidades da empresa e do cliente).

3. Establishing Team and Technical Agility

Estruturar times cross-functional, otimizados para comunicação e entrega de valor é o principal objetivo. A definição de roles e responsabilidades, Build quality in, e a organização dos ARTs (Agile Release Trains) acerca dos fluxos de valores são os principais itens dessa etapa.

4. Building Solutions with Agile Product Delivery

A abordagem customer centricity foca na experiência positiva ao cliente e por isso, apoia as empresas a entregarem soluções ou produtos com profundo entendimento das necessidades do cliente. As práticas de Design Thinking, criação de personas, mapa de empatia e journey maps são usados nesse contexto de melhorar a experiência do cliente.

Outra etapa é a criação do Program Backlog que endereça as necessidades dos usuários e entrega valor ao negócio através da implementação de Features (e user stories). A priorização utiliza critérios como ROI, CoD (Cost of Delay) e WSJF.

A PI (Program Increment) Planning é o principal evento do SAFe, baseado na cadência e que alinha todos ARTs (Agile Release Train) a uma missão e visão compartilhadas.

O Develop on cadence, release on demand é sobre criar eventos (nível do time e programa) para manter o ART on track, coordenando dependências e progresso entre os times. Release on demand é o processo de implementação de novas funcionalidades para os clientes com base na demanda. As práticas DevOps e o Continuous Delivery Pipeline habilitam o fluxo de valor para entregar e validar continuamente a necessidade dos usuários.

5. Exploring Lean Portfolio Management

O LPM (Lean Portfolio Management) provê três essenciais colaborações para realizar suas responsabilidades:

  • Strategy & Investment Funding: assegurar que o portfólio e o budget  das soluções estejam alinhados com a estratégia organizacional.
  • Agile Portfolio Operations: coordenar as value streams, apoiar a execução do programa e promover a excelência operacional. Atuação do LACE (Lean-Agile Center of Excellence), CoPs (Communities of Practices) e RTEs.
  • Lean Governance: medir a performance do portfólio; ajustar o budget dinamicamente e aderência a compliance. Atuação do Enterprise Architect, Business Owners e APMO.

6. Leading the Change

Descreve como os líderes Lean-Agile conduzem e mantém a mudança organizacional e a excelência operacional ao capacitar indivíduos e equipes. Fazem isso liderando pelo exemplo (leading by example); aprendendo e modelando valores, princípios e práticas Lean-Agile; e liderando a mudança para uma nova forma de trabalhar.

  • Leading by example: autenticidade, aprendizado contínuo, inteligência emocional, cultivando outros e descentralizando a tomada de decisão.
  • Lead the change: estabelecer o senso de urgência, visão e estratégia, comunicar a visão, empoderamento de colaboradores, conquistas de curto prazo e ancorar novas abordagens na cultura organizacional. O SAFe Implementation Roadmap (mencionado anteriormente) traz as principais atividades para a implementação do SAFe.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s